Apoio do IFC permite melhor funcionalidade do BCI

     Economia           
  • Luanda     Terça, 05 Dezembro De 2023    06h29  

Luanda - O apoio da Corporação Financeira Internacional (IFC) permitiu ao Banco de Comércio e Indústria (BCI) uma transformação significativa na sua funcionalidade, nos últimos dois anos, com resultados positivos.

Segundo uma nota de imprensa, que ANGOP teve acesso hoje, o crescimento  é atribuído, em grande parte, ao apoio técnico fornecido pelo International Finance Corporation (IFC), uma entidade do Grupo Banco Mundial, focada no desenvolvimento do sector privado. 

Conforme o documento, o IFC tem desempenhado um papel crucial ao alinhar as operações do BCI, com os padrões exigidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA), na qualidade de regulador. 

“Este alinhamento foi fundamental para a reestruturação do banco, garantindo a adopção de práticas bancárias internacionais e a melhoria da gestão de riscos”, lê-se no comunicado.

O informe ressalta ainda que o impacto desse apoio técnico resultou, no último trimestre, num lucro de mais de 24 mil milhões de kwanzas.

Para tal, o Banco de Comércio e Indústria conseguiu assim um feito significativo, ao ser incluído na lista de bancos sistémicos do país. 

Ressalta a nota que  a colaboração entre o BCI e o IFC serve como um modelo para outras instituições que buscam aprimorar suas operações e contribuir para a estabilidade financeira, em suas respectivas economias.

Fundado em 1991, o BCI teve gestão do Estado angolano até 2022, altura da sua venda para uma entidade privada, no quadro do Programa de Privatização (PROPRIV), levado abado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE). EH/AC



Tags



Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+