Apreendidas embarcações com 201 toneladas de pescado

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 27 Abril De 2023    12h45  
Apreendida duas embarcações de pesca que praticavam actividade de forma ilegal na baia da Lucira,municipio de Moçâmedesa
Apreendida duas embarcações de pesca que praticavam actividade de forma ilegal na baia da Lucira,municipio de Moçâmedesa
Frederico Herculano

Soyo – Dois navios de pesca contendo cerca de 201 toneladas de pescado diverso, foram apreendidos quarta-feira, pelas autoridades marítimas da província do Zaire, por pesca ilegal.

As duas embarcações semi-industriais, com matrículas nacionais, realizavam pesca de arrasto na costa marítima da comuna de Kinzau, município do Tomboco.

Com 25 cidadãos a bordo, entre angolanos e chineses, as embarcações efectuavam arrastões de malha fina, proibidos por lei, por colocarem em risco as espécies marinhas em crescimento.

Os meios apreendidos, incluindo os seus ocupantes, foram apresentados à imprensa, quinta-feira, no Soyo, pelo Centro Regional de Inspecção e Fiscalização da Actividade Pesqueira da Região Norte.

De acordo com o coordenador do Centro Regional, Adelino Costa Mateus, a apreensão das embarcações resultou de uma denúncia de alguns dos integrantes do grupo de marinheiros, por desavença entre as partes.

Explicou que a apreensão foi feita por efectivos da Fiscalização das Pescas e da Marinha de Guerra Angolana (MGA).

As apreensões de navios de arrasto, que efectuam pesca ilegal na costa marítima da província do Zaire, têm sido frequentes, sendo que, no primeiro semestre de 2022, três embarcações foram confiscadas.

A província do Zaire detém uma costa marítima de 250 quilómetros transpassada pelos municípios do Nzeto, Tomboco e Soyo. JFC/PMV/JL





+