Assinado acordo para transportar minerais pelo Corredor do Lobito

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 07 Fevereiro De 2024    13h41  
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela CFB, parte do corredor do Lobito
Laite Tito - ANGOP

Luanda – Um acordo para transportar minerais foi assinado esta quarta-feira, na África do Sul, entre as empresas Trafigura e Kamoa-Kakula, com a LAR – Atlantic Lobito Corridor, a empresa que gere a operação do Corredor do Lobito.

De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o acordo marca os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com o Corredor do Lobito, uma nova rota comercial de importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola.

O presidente Executivo da Trafigura, Jeremy Weir, espera que outros clientes se juntem à Ivanhoe Mines e à Trafigura nos próximos meses.

"Estamos satisfeitos por sermos um dos primeiros clientes a assinar um contrato de longo prazo com a LAR, para utilizarmos os serviços que disponibiliza no Corredor do Lobito”, reforçou.

Já o fundador e co-presidente executivo da Ivanhoe Mines, Robert Friedland, considerou árduo o trabalho do consórcio, responsável pela gestão do Corredor do Lobito e o da Trafigura, que têm trabalhado intensamente com os seus parceiros na República Democrática do Congo e em Angola, para construírem uma nova cadeia de abastecimento que está a tornar-se rapidamente uma das rotas comerciais mais importantes para o transporte do cobre metálico, mineral que é vital para todo o mundo.

Prevê-se que o Corredor do Lobito atinja uma capacidade de exportação anual de um milhão de toneladas por ano, antes do final desta década. A alocação de capacidade de exportação da Trafigura, através da LAR será de até 450.000 toneladas por ano a partir de 2025.

Além disso, ao complexo de cobre Kamoa-Kakula, uma joint venture entre a Ivanhoe Mines e a Zijin Mining, foi atribuída uma capacidade mínima entre 120.000 a 240.000 toneladas, por ano, de produtos de cobre - blister-ânodo ou concentrado, a partir de 2025, com um compromisso inicial de 10.000 toneladas a serem transportadas em 2024, à medida que o Corredor do Lobito vá incrementando a sua operacionalidade.

Em 2022, o consórcio Lobito Atlantic Railway, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve a concessão por 30 anos para a operação, gestão e manutenção do Corredor do Lobito e do Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito. A linha, quando completamente modernizada, proporcionará uma rota mais eficiente e com menor emissão de teor de carbono para o mercado de cobre, cobalto e outros metais cruciais para a transição energética e vai operar de forma comercialmente aberta com todo o mercado.  

O projecto de reabilitação do Corredor do Lobito beneficia do apoio dos Governos de Angola, RDC, Zâmbia e da Parceria para o Investimento Global em Infra-estruturas (PGII) do Governo dos EUA.

O projecto representa um investimento de mais de 500 milhões de dólares, durante a vigência da concessão, com um financiamento potencial de pelo menos 250 milhões de dólares (um dólar vale em kz 829,463) da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos EUA.

O investimento vai permitir a renovação de troços da linha férrea e infra-estruturas associadas, além de garantir mais a aquisição de mais 1.500 vagões e 35 locomotivas.HM/AC





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