Associação defende abordagem regular sobre ética nas organizações

     Economia           
  • Luanda     Terça, 05 Março De 2024    13h47  
Indústria (Foto ilustração)
Indústria (Foto ilustração)
Amélia Oliveira - ANGOP

Luanda - O presidente da Associação Angolana de Ética e Sustentabilidade (AAES), Zeferino Estêvão Juliana, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade de existir regularmente abordagem sobre ética nas organizações para dotar os profissionais de ferramentas para melhor servir a sociedade.

Falando no workshop sobre o "Dia Internacional da Ética - Qual o seu significado no mundo corporativo", sublinhou que a sensibilização ética permite trabalhar para abordar as questões mais críticas que a sociedade enfrenta.

Zeferino Estêvão Juliana disse ser importante integrar nas organizações, planos de sensibilização e planos de capacitação para a ética.

Frisou que a AAES tem programado formações com várias empresas e instituições, assim como na elaboração de documentos corporativos à luz das organizações internacionais, regionais e nacionais.

Citou a título de exemplo, o Plano de Assessoria e Formação em Ética, Integridade e Sustentabilidade para diversas empresas e instituições.

Por seu turno, o mestre em Gestão de Recursos Humanos, Constantino José, sublinha que as instituições estão nas mãos de todos, que devem compreender a necessidade da cultura ética nas organizações.

Em sua opinião, deve existir formação de consciência, apostando fortemente no processo educativo, sendo, igualmente, necessária a promoção de um ambiente de confiança, assente na verdade, no bem e na justiça.

Constantino José diz ser importante existir políticas de incentivos para a promoção de comportamentos éticos, no estado e no privado, bem como a promoção de valores éticos em todo subsistema de ensino.

Já o professor universitário, Octávio Capita, realça que a “ética convida-nos para uma auto-reflexão, tendo em conta a sua realidade histórica e social”.

Octávio Capita destaca a existência no país da Pauta Deontológica do serviço público, que abrange todos os trabalhadores da Administração Pública, independentemente do seu cargo, nível ou local de actividade.

O workshop sobre o "Dia Internacional da Ética - Qual o seu significado no mundo corporativo", surge para fortalecer a cultura organizacional, baseada em valores éticos e sustentáveis, visando contribuir para um ambiente empresarial mais ético e responsável.

O evento, promovido Associação Angolana de Ética e Sustentabilidade (AAES), em parceria com o Porto de Luanda e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), surge para promover a reflexão sobre a importância da ética e da responsabilidade social nas empresas, incentivando a adopção de práticas éticas no ambiente corporativo.

A AAES foi constituída em 2020 como uma organização sem fins lucrativos em Angola, com o objectivo de responder aos desafios éticos e de sustentabilidade do país.HM/AC





+