Dia de Angola hoje na Mining Indaba com novas intenções de investimentos

     Economia           
  • Moxico     Terça, 06 Fevereiro De 2024    07h03  
Cape Town: Standa de Angola das mais concorrida na Mining Indaba.
Cape Town: Standa de Angola das mais concorrida na Mining Indaba.
Yambeno Jamba - ANGOP

Cape Town (Do Enviado Especial) – Angola apresenta hoje, terça-feira, novas intenções de investimento na Conferência Internacional sobre Mineração em África, Mining Indaba, que decorre em Cape Town (África do Sul), num dia reservado ao país que se faz representar por 14 empresas do subsector diamantífero e não diamantífero.

Depois de apresentar soluções para os “Minerais Críticos para Transição Energética”, tema abordado na edição passada, nesse 30º evento, o país elegeu dois temas: Potencial Mineiro Angolano e Potencial do Diamante Angolano, cuja cerimónia será orientada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo.

Trata-se de uma oportunidade para mostrar aos potenciais investidores as riquezas minerais angolanas constantes do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) e atrair financiamentos para o sector mineiro, numa altura em que o certame aborda o lema “Abraçar o poder da disrupção positiva: um novo futuro ousado para a mineração africana”.

O dia de Angola constitui igualmente momento ímpar para o país transmitir a experiência, captar investimentos para alavancar projectos, identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços, bem como promover o potencial e a aposta do sector mineiro nacional na sustentabilidade e na inclusão feminina.

Angola tem registado êxito na captação de investimento por via da Mining Indaba, sendo que nos últimos dois anos conseguiu atrair para o mercado angolano multinacionais como a Rio Tinto, o regresso da De Beers e instalação da Anglo-américa.

Catorze empresas representam Angola, com destaque para a ENDIAMA e SODIAM, E.P, ENDIAMA MINING, CATOCA, Chitotolo, Luele, Furi, bem como a Kaixepa, AJ Silva, Geosondas, HM Granitos, Minbos e Shining Star.

A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro, congregando mais de seis mil 500 delegados de 100 países do mundo. YD

 





Notícias de Interesse

+