Mercado dos Kwanzas recebe mais de 100 toneladas de bens agrícolas por dia

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 27 Maio De 2022    17h29  
Carrinha carregada de produtos agrícolas provenientes da região norte do país
Carrinha carregada de produtos agrícolas provenientes da região norte do país
Marcos Caetano

Cazenga – Cento e 20 toneladas de produtos agrícolas diversos chegam, diariamente, ao Mercado dos Kwanzas, município do Cazenga, Luanda, provenientes das províncias do Bengo, Uíge e Zaire, norte do país.

Em termos práticos, isso representa 840 toneladas de produtos por semana, três mil e 600 por mês e 43 mil e 200 toneladas por ano, transportadas por 60 a 70 carrinhas de 2,5 toneladas.

A ANGOP constatou, esta sexta-feira, que as carrinhas chegam diariamente carregadas àquele mercado com vários produtos, como citrinos, tubérculos e hortaliças, escoados em articulação com os camponeses, para se evitar a deterioração no campo.

No local, a equipa da ANGOP visitou apenas três, dos 24 quintalões de vendas, muito concorridos, por causa da diversidade de produtos do campo oriundos da zona Norte.

Esses espaços de venda (quintalões) estão subdivididos em zonas, de acordo com a origem dos produtos, como por exemplo Bengo, Uíge e Zaire, isto é, os bens agrícolas provenientes destas regiões destinam-se às áreas correspondentes.

Segundo dados de dois responsáveis dos respectivos quintalões, no quintal do Bengo os produtos predominantes são a banana pão, bombó, mandioca, batata-doce e jinguba, enquanto no do Zaire e Uíge abundam frutas, como laranja, ananás, cana-de-açúcar, tangerina, banana de mesa e outros.

Os preços das frutas são diversos, sendo que cinco laranjas são comercializadas a 50 kwanzas, igual preço para seis tangerinas.

No Mercado dos Kwanzas existe também um quintal específico para a venda de peixe seco proveniente das províncias do Namibe e Benguela, como carapau, bacalhau, sofia, cabuenha, corvina e raia.

Tanto os produtos do campo, quanto o peixe seco, têm preços reduzidos e acessíveis a quase todos os bolsos, de acordo com os vendedores.

Quanto aos produtos da cesta básica, foi possível constatar ligeira baixa de preços, especificamente em relação ao óleo vegetal, que saiu de 1.500 Kz, na semana finda, para 1.200, enquanto o kg de feijão manteiga custa Kz 650, contra os 700 anteriores.

Já o quilograma de açúcar está a 500 KZ, contra os 600 anteriores, enquanto que a caixa de massa alimentar sai a quatro mil KZ, contra os seis mil anteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 





+