Aumenta vandalização do aeroporto do Huambo

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 07 Abril De 2023    15h23  
1 / 2
Vandalização da vedação do perímetro do aeroporto Albano Machado do Huambo
Vandalização da vedação do perímetro do aeroporto Albano Machado do Huambo
Pedro Parente
2 / 2
Aeroporto Albano Machado do Huambo
Aeroporto Albano Machado do Huambo
Pedro Parente

Huambo – A vandalização do perímetro de vedação do aeroporto Albano Machado, na cidade do Huambo, passou de 20 para 40 por cento, nos últimos dois anos, em consequência da ocupação de terrenos ao redor do espaço.

Com uma pista de dois mil 645 metros de comprimento e 45 de largura e apto para receber, regularmente, os aviões do tipo Boeing 737-70 ou IL-76, o aeroporto Albano Machado tem um perímetro vedado de 14 mil metros lineares.  

Ao confirmar o facto à ANGOP, esta sexta-feira, o director do aeroporto Albano Machado, Abel Hossi Chissalukila, disse que com a crescente proximidade das residências junto ao perímetro de segurança do empreendimento, a vandalização aumentou, de forma significativa, o que constitui um perigo à navegação aérea e a operacionalização dos equipamentos.

Segundo o responsável, as malhas laminadas, tubos galvanizados e as serpentinas de segurança a volta do perímetro para a protecção da pista, constam entre os equipamentos frequentemente vandalizados pela população.

Com a acção maléfica da população, prosseguiu, existe a possibilidade de se registar a presença de animais na placa de estacionamento, nos caminhos de circulação e na pista dos voos, que podem causar acidentes às aeronaves, daí a obrigatoriedade da realização de vistorias permanentes ao local por precaução.

Abel Hossi Chissalukila lamentou o facto de alguns processos habitacionais não terem sido devidamente instruídos junto do espaço do aeroporto, que vai aumentando o número de ocupações indevidas da população que, para além de vandalizarem os equipamentos, também criam cães, ovelhas, galinhas e outros animais, que colocam em causa a segurança ao local.

Sem revelar os dados causados com a vandalização, disse que a acção tem feito com que se façam gastos avultados para a reposição dos equipamentos que podiam ser canalizados em outros projectos para o desenvolvimento do aeroporto.

Para o efeito, o responsável disse estarem a trabalhar em coordenação com os órgãos de defesa e segurança, nas acções de patrulhamento e sensibilização da população junto ao perímetro, para reduzir os casos de vandalização e a sua entrada no espaço, enquanto violação às normas de aviação.  

O aeroporto Albano Machado, com uma frequência regular de seis voos semanal da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) tem uma placa de estacionamento com a capacidade de receber, simultaneamente, cinco aeronaves de grande porte e igual número de médio ou pequeno porte.  

De acordo com os dados técnicos, o empreendimento tem um terminal de embarque e desembarque com capacidade média de 200 passageiros em hora de ponta.

A província do Huambo, com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, tem ainda a ligação por estrada com várias regiões do país e por línea féria, através do Caminho-de-Ferro de Benguela. ZZN/ALH

 





+