Áurea e PBC reforçam contactos para venda de 37,47% da ACREP

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 06 Março De 2024    13h51  
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
DR

Luanda - A Áurea – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários S.A. e Banco Poupança e Crédito-BPC prevêem o reforço dos contactos,  junto dos fornecedores, para finalizar a venda de 37,47% das acções da empresa angolana de Exploração Petrolífera S.A (ACREP).

Esta informação foi prestada hoje, em Luanda,pelo presidente da Comissão Executiva da Áurea, Kelson Cardoso, tendo explicado que o processo, a ser realizado, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), foi prorrogado para até às 15h00 do dia 15 deste mês, uma decisão aprovada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

Falando à ANGOP, à margem da conferência de imprensa, sublinhou que o reforço dos encontros, junto dos fornecedores, deverá ser feito para concluir o processo, com maior sucesso possível ao emitente-ACREP.

Kelson Cardoso reforçou que essas acções são essencialmente reuniões de explicação, apresentação, esclarecimento, dúvidas, “para que, agora, num cenário que já tenham recursos para investir possam fazer esses investimentos”.

O responsável considerou a literacia financeira como sendo um dos desafios do mercado de capitais em Angola, “claramente porque ainda verificamos que existe muita gente que não sabe, que para participar no mercado de capitais, tenha de ter uma conta de custódia, aberta num agente de intermediação, sendo um tema transversal no mercado de capitais e que influencia nesta operação”.

Acrescentou que deverão reforçar, cada vez mais, “essa informação, comunicação, aos investidores para que possam ter as condições criadas sempre que surgirem novas operações”.

A data prevista para que os interessados/investidores poderiam adquirir as respectivas acções era no período de 19 de Fevereiro a 1 de Março de 2024, estando agora prorrogada para 15 deste mês.

“A prorrogação do prazo fundamenta-se, entre outros aspectos, na concentração de pedidos de abertura de conta na parte final do período da oferta pública global, não tendo sido possível dar resposta em tempo útil a tais pedidos”, asseverou.

O alargamento desse período permite, igualmente, assegurar o cumprimento dos melhores padrões regulatórios e de conformidade.

Nesta Oferta Pública de Subscrição (OPS), são oferecidas até 600 mil e 890 acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de 3 250 kwanzas, representativas de até 24,99% (em caso de subscrição completa) do capital social da ACREP.

Já na Oferta Pública de Venda (OPV) são oferecidas 300 mil acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de kz 3 250, representativas de até 16,63% do capital social actual da ACREP, actualmente detidas pelo accionista BPC.

A ACREP é uma empresa fundada em 2003, que actua no sector de Petróleo e Gás em Angola, enquanto  além-fronteiras é marcada com uma estratégia que começou com a exploração petrolífera em campos maduros, a aquisição de 15% de interesses participativos no bloco offshore 4/05, 5% no bloco offshore 17/06 e 15% do bloco terrestre Cabinda Norte, em 2005, 2006 e 2007, respectivamente.

Em 2016, a empresa adquiriu 12,5% dos interesses participativos no Bloco Offshore 2/05 e quatro anos depois adquiriu interesses participativos de 10% no Bloco 1/14.HM/AC





Notícias de Interesse

+