Avicultores de Caconda recebem pintos para alavancar produção de ovos

     Economia           
  • Huíla     Terça, 15 Novembro De 2022    10h48  
Criação de Pintos
Criação de Pintos
Divulgação

Lubango - Três mil e 700 pintos para o fomento do programa de produção avícola e assegurar a disponibilidade  de ovos no mercado vão nos próximos 20 dias ser entregues a 37 jovens recém-formados na área no município de Caconda, província da Huíla.

A acção é uma iniciativa da Cooperativa de Avicultores da Huíla, que capacitou os visados, para que não acumulem prejuízos assim que receberem os pintos.

A informação foi avançada à ANGOP hoje, pelo presidente da Cooperativa de Avicultores da Huíla, Miguel Calandula, à margem da formação dos 37 avicultores, tendo realçado que  pretendem com estas acções  combinadas a formação e atribuição de pintos aos formados, criando empreendedores no sector  avícola.

O objectivo é tornar esse pequeno grupo capaz de criar robustez no negócio e futuramente se candidatar a financiamentos, para integrar outros jovens na actividade, colocando quantidades consideráveis de ovos e frangos de corte no mercado.

Destacou que até ao momento, a cooperativa já recebeu do Ministério da Agricultura 250 mil pintos e foram distribuídos nos 14 municípios da província.

“No Lubango  já  conseguimos  formar mais de 900 pessoas provenientes de vários pontos e temos estado  a expandir a nossa  missão de dar formação a nível dos município e até ao momento, cinco dos 14 beneficiaram  da  formação, estando para breve acções formativas em mais dois”, aludiu.  





+