Avicultores recebem pintos para fomentar criação

     Economia           
  • Huíla     Quinta, 14 Outubro De 2021    16h48  
Pintos para o fomento da avicultura familiar
Pintos para o fomento da avicultura familiar
Kinda Kyungu

Humpata - Oito mil pintos foram distribuídos hoje, quinta-feira, na comuna da Palanca, município da Humpata, aos avicultores da província da Huíla, para o fomento da produção de aves e ovos.

Os pintos foram adquiridos pelo Ministério da Agricultura e entregues a 50 avicultores pelo governo provincial, através do gabinete provincial da Agricultura e Cooperativa dos Avicultores da Huíla.  

Em declarações à imprensa , o preidente da cooperativa de avicultores da  Huila,  Miguel Calandula, disse que com a recepção desse lote de aves, estão criadas as condições para estimular nos avicultores o fomento da produção.

Detalhou tratar-se de beneficiários membros da cooperativa e outros \não associados que foram formados recentemente, para darem seguimento à produção e comercialização.

“É uma mais-valia, porque se cada um tivesse que comprar o seu pinto, teria um custo muito alto, pleo que o programa minimizou os encargos,” enfatizou.

Já o beneficiário, Pedro Jeremias, que recebeu 119 pintos, disse que agora os passos começam a ser dados rumo ao fomento da avicultura, pelo que trabalhará com outros membros da família.

Por sua vez, director provincial da Agricultura, José Arão Chissonde,  fez saber que a entrega de pintos aos avicultores consta de um programa do Ministério para incentivar a economia familiar e fomento do auto emprego.

Disse estar preocupados com o aumento da capacidade económica de cada família e com esse incentivo, em três meses, esses avicultores estarão em condições de oferecer aves e ovos ao mercado.

A cooperativa existe há quatro anos, tem 38 membros representados em seis, dos 14 municípios que compõem a província da Huíla (Humpata, Chibia, Quilengues, Cacula, Caluquembe  e Lubango). Estão distribuídos em cinco aviários de grande dimensão e 30 de pequena dimensão.





+