BAI atinge resultado líquido de 200 mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 28 Março De 2024    17h05  
Banco BAI
Banco BAI
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - O Banco Angolano de Investimento (BAI) alcançou, em 2023, um resultado líquido de 200 mil milhões de kwanzas, mais 99 por cento em relação aos 100 mil milhões de kwanzas registados no ano anterior.

No mesmo período, essa instituição  atingiu uma margem financeira de 201 mil milhões de kwanzas, mais 6% em comparação com os 188 mil milhões de kwanzas gerados no exercício homólogo anterior (2022).

Ao apresentar o balanço do ano findo, o presidente do Conselho Executivo  (PCE) do BAI, Luís Lélis, sublinhou que o crescimento da margem financeira foi impulsionado pelo aumento dos juros de títulos e valores mobiliários e de créditos aos clientes. 

O responsável especificou aos jornalistas que a margem complementar do banco foi de 191 mil milhões  de kwanzas, o que representa um crescimento de 155% em relação aos 75 mil milhões de kwanzas do ano de 2022.

Em conferência de imprensa, Luís Lélis explicou que o crescimento registado reflecte o aumento dos resultados da negociação de instrumentos financeiros, bem como dos resultados da prestação de serviços financeiros.

Informou que o produto bancário do BAI totalizou 392 mil milhões de kwanzas, equivalente a um crescimento homólogo de 49 por cento, face aos 264 mil milhões de kwanzas do final de 2022, impulsionado pelo desempenho da margem complementar.

De acordo com o PCE , os resultados relevantes de 2023 são fruto do compromisso e dedicação dos colaboradores e confiança dos clientes.

"Para o exercício económico de 2024, o BAI mantém o compromisso de continuar a inovar, adaptar-se às mudanças do mercado e a concretizar oportunidades de crescimento sustentável", atestou o presidente do Conselho Executivo. 

Na sua intervenção, na sequência da Assembleia Geral Ordinária, realizada quarta-feira (dia 27), o executivo bancário disse que a instituição mantém o foco na melhoria da experiência e satisfação do cliente e na optimização dos processos internos.

"O nosso banco está também preocupado com o desenvolvimento sustentável e a criação do programa de sustentabilidade do BAI, por forma a dar resposta aos desafios de natureza ambiental, social e de governação", destacou.

Por fim, Luís Lelis transmitiu que a sua instituição têm assumido uma importância cada vez maior no sistema nacional financeiro e que, para 2024, mantém o compromisso de continuar a investir em soluções digitais avançadas, inovação tecnológica e literacia financeira.MDS

 





+