Banca aprova dois projectos de 184 em negociação

     Economia           
  • Luanda     Terça, 19 Janeiro De 2021    19h50  
Mário Caetano João nomeado ministro da Economia e Planeamento (Arquivo)
Mário Caetano João nomeado ministro da Economia e Planeamento (Arquivo)
Nelsom Malamba

Luanda - Dois projectos do sector da Agricultura, de um total de 184 em negociação, foram aprovados pela banca, nos últimos sete dias, com um financiameto de 100 milhões  de kwanzas, no âmbito das medidas do alívio econômico em curso.

Os projectos pertencentes a cooperativas da província do Zaire foram aprovados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), a única instituição financeira que concedeu empréstimos, na semana de 11 a 15 do mês em curso.

De acordo com dados avançados, nesta terça-feira, pelo secretário de Estado da Economia, Mário Caetano João, no tradicional “briefing” sobre o Prodesi, 14 novos pedidos de crédito foram remetidos à banca, no quadro do incremento da produção interna.

Estes pedidos já seguiram para a fase de caracterização para se apurar se os mesmos vão de acordo com as linhas do Prodesi (Pograma de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações).

Outros 29 processos passaram para composição do dossier de crédito, de acordo com o responsável. Dados de 2020 apontam que o Ministério da Economia e Planeamento registou  663 projectos aprovados pela banca, 438 dos quais pelo BDA. 

Dos projectos aprovados, o sector da Agricultura lidera o gráfico, com 278, seguido do Comércio e Distribuição com 213 e a Indústria Transformadora, com 99 pedidos de crédito aceites e concedidos.

Novas inscrições no PPN

No quadro do apoio às vendas da produção nacional, o Portal do Produtor Nacional (PPN) “acolheu” o registo de 343 novos produtores, totalizando, até ao momento, cinco mil 967 inscrições, desde o inicio do processo.

A meta, para este ano, é chegar a cifra dos 10 mil produtores registados no portal de vendas, de acordo com o secretário de Estado da Economia. As províncias do Cunene, Huila e Bie lideram a lista das inscrições na plataforma digital.

Além da exposição dos produtos nacionais, o PPN dispõem também sessões para o registo de transportadores de produtos nacionais, com um total de mil e 641, bem como o volume de carga que estes podem movimentar.

Do informal ao formal 

No quadro da reconversão da economia (da economia informal para economia formal)  foram aprovados, durante o período em análise, 119 pedidos de financiamento na ordem dos 129 milhões de Kwanzas, dos 302 milhões solicitados ( de um total de 192 pedidos).

Trata-se de projectos ligados aos sectores de logística e distribuição de produtos agro-alimentares e desenvolvimento de "startups" (empresas emergentes).

Para o secretário de Estado da Economia, as operações das duas primeiras semanas representam 10 por cento em comparação com os movimentos feitos em 2020.

Em 2020, os números cifraram-se em 920 projectos financiados com valores na ordem dos 1,207 milhões de kwanzas, dos 3,234 milhões  solicitados.





+