Banco Atlântico e FGC rubricam protocolo para facilitar acesso ao crédito

     Economia           
  • Luanda     Terça, 16 Janeiro De 2024    17h01  
Fundo de Garantia e Crédito e a Zona Económica Especial, assinam acordo
Fundo de Garantia e Crédito e a Zona Económica Especial, assinam acordo
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - Um memorando de entendimento para fomentar e facilitar o acesso ao crédito aos Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME's), cooperativas e empreendedores singulares, foi rubricado, esta terça-feira, em Luanda, pelo Banco Millennium Atlântico (BMA) e o Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

Os beneficiários poderão solicitar, ao Banco Millennium Atlântico (BMA), um financiamento de até 50 milhões de kwanzas, com garantia pública automática do FGC.

O protocolo, rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FGC, Luzayadio Simba e o vice-presidente da Comissão Executiva, do Banco Millennium Atlântico (BMA), Eder Samuel de Sousa, tem uma cobertura de risco de até 80% do capital financiado.

Nos termos do acordo, consta o fomento da inclusão financeira e reconversão da economia informal, por intermédio da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), gizado pelo FGC, para cobrir a insuficiência de garantias reais que as MPME's, que solicitam crédito, com aprovação automática das garantias públicas, num financiamento de até duzentos milhões de kwanzas.

Na ocasião, o PCA do FGC, Luzayadio Simba sublinhou que a iniciativa enquadra-se no processo de simplificação do acesso as garantias públicas, que a instituição vem promovendo.

“Nos últimos tempos, o FGC tem vindo a reduzir a burocracia para o acesso as garantias públicas e este memorando visa fortalecer a concessão de crédito à economia, mediante a um mecanismo conjunto com a instituição, que permite ao BMA emitir garantias automáticas”, esclareceu.

Para o efeito, disse, foi criada uma plataforma conjunta entre o BMA e a FGC, que na medida em que o banco aprova um crédito, automaticamente também tem a garantia pública.

De acordo com o gestor, para os financiamentos acima dos 50 milhões, o projecto deverá merecer outra análise conjunta do FGC e do BMA.

O PCA revelou, por outro lado, que foram emitidas, em 2023, 250 garantias e que a meta para o presente ano é de mil, cerca de 75 por cento.

 “ O FGC vai continuar a estreitar relações com a banca e os promotores financeiros, daí que o temos vindo a rubricar acordos do género com diversas instituições bancárias, como com o Banco Crédito do Sul, o Banco Comercial Angolano (BCA)”, realçou.

Por sua vez, o vice-presidente da Comissão Executiva, do Banco Millennium Atlântico (BMA), Eder Samuel de Sousa, afirmou que estão criadas as condições para financiar os projectos nos mais diversos sectores da economia.OPF/ASS



Tags



Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+