Caixa Angola disponibiliza Kz 750 milhões a produtores

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 25 Agosto De 2023    10h42  
Produção agrícola na Huíla
Produção agrícola na Huíla
Morais Silva - ANGOP

Lubango – O Banco Caixa Angola (BCA) vai disponibilizar 750 milhões de kwanzas, até finais de 2024, aos produtores das províncias de Benguela, Namibe, Huambo e Huíla, financiamento destinado ao fomento do agro-negócio.

Trata-se de projectos voltados à agricultura, pecuária e pescas, assim como à indústria transformadora e serviços de apoio ao sector produtivo, cujo período de carência é de dois anos.

Segundo o director regional Sul do Banco Caixa Angola, Fernando de Sousa, o financiamento só será aprovado com o parecer do Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

O que se pretende, lembrou, é melhorar o valor de cem milhões de kwanzas disponibilizado há quatro anos, cujo impacto aos beneficiários é positivo.

“Temos parceria para apoiar os produtores jovens para alavancarem a sua a actividade no ramo agro-negócio no quadro do projecto do PRODESI, o Aviso 10, entre outros, no intuito de estarmos alinhados com a produção nacional”, disse.

Considerou, igualmente, que o financiamento constitui uma forma de ajudar o Governo angolano a potenciar a economia nacional e a gerar de empregos com a aposta na produção local. JT/MS

 





+