Banco Mundial prevê alargar MOSAP para 15 províncias do país

     Economia           
  • Malanje     Domingo, 15 Agosto De 2021    11h45  
Agricultura (Foto ilustração)
Agricultura (Foto ilustração)
António Lourenço

Malanjeb- O director Executivo do Banco Mundial (BM) para Angola, Nigéria e África do Sul, Armando Manuel, anunciou sábado que o Governo angolano e o BM vão alargar, nos próximos tempos, o projecto (MOSAP II) para 15 províncias do país, visando reduzir a pobreza no meio rural.

Actualmente o projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), financiado pelo Banco Mundial e pelo Governo de Angola, está a ser desenvolvimento em apenas 3 províncias, nomeadamente Malanje, Huambo e Bié.

Precisou que estudos foram feitos para a breve expansão do projecto, que perspectiva potenciar e conferir as comunidades rurais melhores práticas no exercício da agricultura familiar, sobretudo permitir que elas deixam de exercer uma agricultura de subsistência e evoluam para a rentável.

“ O Banco Mundial está na vanguarda do combate `a pobreza e da partilha das prosperidades no seio das comunidades do meio rural”, disse, acrescentando que o projecto MOSAP II trouxe grandes mudanças na forma de fazer agricultura, através da introdução das escolas de campo.

Na ocasião, o vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, precisou que o Governo local pretende propor ao MOSAP II, a introdução da investigação aplicada, com vista a potenciar as famílias camponesas com instrumentos para melhoria da sua produtividade.

Fez saber que no âmbito do aumento da produção e da produtividade, o Governo provincial legalizou 18 cooperativas de camponeses, deste número 16 receberam já financiamento dos bancos comerciais.

Armando Manuel, que trabalhou um dia em Malanje, visitou a aldeia Mutumbua na comuna do Cota (Município de Calandula), onde os camponeses partilharam a sua história e explicaram como funciona o Centro de Serviços Agrícolas.

O responsável testemunhou a cedência de crédito aos membros das cooperativas Ngola Rodrigues e Comandante Valódia, visitou ainda a aldeia Nzari, na mesma comuna, e recebeu informações detalhadas sobre o processamento da farinha torrada, processo de alfabetização, funcionamento das escolas de campo.

Implementado em 2016, o projecto MOSAP II substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

O Mosap II é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O projecto tem como objectivo formar e apoiar os agricultores e famílias camponesas, com inputs e instrumentos agrícolas, acompanhamento e outras medidas ligadas ao campo.

 

 

 

 





+