Banco VTB África tem solidez suficiente para o sector mineiro

     Economia           
  • Lunda Sul     Sexta, 26 Novembro De 2021    14h00  
Endiama espera atingir novos patamares com produção diamantífera
Endiama espera atingir novos patamares com produção diamantífera
Clemente dos Santos

Saurimo – O Banco VTB África tem solidez suficiente para financiar pequenos e grandes projectos do sector diamantífero, contribuindo para o alavancar da economia, disse, esta sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a sua administradora executiva, Olga Ivanova.

Em declarações à imprensa, após a sua intervenção, na Mesa Redonda da 1ª Conferência Internacional dos Diamantes, no VI painel “Regime Cambial utilizado na Indústria dos Diamantes em Angola”, afirmou que, nos últimos dois anos, o VTB África concedeu cerca de 50 financiamentos a empresários do ramo.

Sem avançar valores, explicou que actualmente esta instituição financeira tem muitas solicitações de financiamentos, mas de acordo com as políticas de empréstimos, "os processos são avaliados com critérios rigorosos e transparentes, para a satisfação dos clientes que acorrem a este banco".

Por outro lado, afirmou que a realização da Conferência Internacional dos Diamantes, em Saurimo, vai possibilitar a aproximação dos potenciais investidores ao banco, bem como o maior domínio sobre a pedra preciosa produzida na Lunda Sul.

Apontou como perspectivas, para o ano 2022, o contínuo apoio ao sector mineiro, a criação de oportunidades para a sustentabilidade de internet, para que os projectos ligados aos diamantes possam interagir com outros operadores do mundo.

O Banco VTB África é uma instituição de direito angolano, tendo iniciado a sua actividade em Angola em 2006. Tem como principal accionista o VTB Moscovo, o segundo maior banco da Rússia, cujo grupo está presente em mais de 20 países, entre africanos e europeus, com forte presença na área de banca de investimento.

 





+