Barragem do Luachimo é inaugurada este mês

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 01 Abril De 2024    15h49  
Turbinas da barragem do Luachimo
Turbinas da barragem do Luachimo
Hélder Dias-ANGOP

Dundo – A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, anunciou esta segunda-feira, no Dundo, a inauguração, este mês (Abril), da barragem hidroeléctrica do Luachimo, com uma potência instalada de 34 megawatts (MW).

Ao discursar na abertura da primeira reunião ordinária do governo local, que analisa a situação socioeconómica da Lunda-Norte, a governante revelou que decorrem alguns acertos ligados a engenharia civil, testes finais das turbinas, entre outros pormenores técnicos para a entrada em funcionamento pleno do maior projecto energético do leste de Angola.

Reiterou que a entrada em funcionamento pleno da barragem vai contribuir na atracção de investimentos para a província bem como reduzir os custos com os combustíveis e melhorar o meio ambiente por se tratar de energia limpa.

Apelou à população para preservar as linhas de transporte de energia em construção, denunciando qualquer acto de vandalização, para que os autores sejam responsabilizados criminalmente.

Orçada em 212 milhões de dólares, a empreitada compreende a reabilitação dos equipamentos mecânicos e execução de um novo circuito hidráulico dimensionado para 240 metros cúbicos de água por segundo, constituído por tomada de água, canal de adução, câmara de carga e canal de restituição.

A empreitada inclui a recuperação da linha de transporte de alta tensão de 85 quilómetros até à vila mineira do Nzagi, município do Cambulo, com um valor adicional avaliado em 40 milhões de dólares.  

A última etapa do projecto prevê o alargamento da rede de distribuição até à sede do Lucapa, incluindo a localidade de Calonda.

A linha de transporte vai também passar pelas localidades de Fucauma e Cassanguidi, tendo em consideração a existência de actividades económicas, sobretudo no sector da extracção mineira. JVL/HD





Notícias de Interesse

+