Barragem do Luachimo começa teste definitivo

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 20 Setembro De 2023    11h33  
Turbinas da barragem do Luachimo
Turbinas da barragem do Luachimo
Hélder Dias-ANGOP

Dundo - Os testes definitivos de carga dos equipamentos para a entrada em operação das quatro turbinas da barragem hidroeléctrica do Luachimo, na província da Lunda Norte, começam nos próximos dias, soube hoje, quarta-feira, à ANGOP.

As obras de reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo tiveram início em Janeiro de 2017 e vai elevar a capacidade de produção de energia de 8 para 34 megawatts, 

superior à necessidade local, ou seja, deverá restar cerca de 50 por cento da energia produzida como reserva.

A informação foi prestada pelo vice-governador para os serviços técnicos e infraestrutura, Domingos Dala, sublinhando que os testes terão a duração de um mês para se aferir se os equipamentos estão conformes para a sua inauguração. 

Disse que os ensaios não vão condicionar o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Dundo. 

Assegurou que o projecto está praticamente concluído, estando em curso alguns acertos para o início dos testes das quatro turbinas. 

A entrada em funcionamento desse projecto energético, que contará com uma central composta por quatro grupos geradores de 8.5 megawatts cada, num total de 34, vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

Para além das ligações domiciliares, que na primeira fase vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais. HD





+