Restabelecido fornecimento de electricidade ao Luena 

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 29 Outubro De 2021    00h14  
Transformadores de energia eléctrica (Foto ilustracção)
Transformadores de energia eléctrica (Foto ilustracção)
Morais Silva

Luena - A central hidroeléctrica do Tchiumbue, localizada no município do Dala, província da Lunda Sul, restabeleceu o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Luena, dois meses depois da interrupção por problemas técnicos.

A barragem do Tchihumbue, com capacidade instalda de 11.54 Megawatts (MW), ficou parcialmente paralisada devido a problemas técnicos nos seus grupos geradores, restringindo o fornecimento de energia eléctrica qo Luena, desde Agosto passado.

Dos 11.54 MW produzidos, a barragem reparte seis MW para o município do Dala, um e meio MW para Camanongue e quatro para o Luena.

A restrição agudizou a crise de electricidade na cidade do Luena, capital do Moxico, numa altura em que as principias centrais térmicas da urbe (Luena 1 e Luena 2) reduziram de 27.5 para 13 MW a sua capacidade instalada, por questões mecânicas.

As constantes restrições e o fornecimento parcial de energia levou o administrador municipal do Moxico (sede provincial), Quintas Sempieca, a reunir-se hoje com as direcções da Empresa de Produção de Energia Eléctrica (PRODEL) e da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).

“A barragem de Tchihumbue voltou a funcionar com normalidade, fornecendo os 4 MW ao Luena”, confirmou, durante a reunião, a responsável para Área Técnica da PRODEL, Paula Dulce, acrescentando estar-se a desenvolver esforços para a recuperação das centrais térmicas.





+