BCGA e FGC assinam acordo para facilitar crédito para micro e médios negócios

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 13 Setembro De 2023    12h09  

Luanda – O Banco Caixa Geral Angola (BCGA) e o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) assinaram, recentemente, um acordo para fomentar e facilitar a concessão automática de garantias parciais de crédito para os micro, pequenos e médios negócios em Luanda.

O protocolo entre as duas instituições financeiras prevê apoio ao microcrédito no montante máximo de 200 milhões de kwanzas, com uma garantia de até 50 por cento de cobertura do risco pelo FGC.

De acordo com uma nota de imprensa enviada hoje à ANGOP, esta acção enquadra-se no âmbito da linha de apoio de desenvolvimento paro o pequeno empresário evidenciar a produção local e impulsionar a segurança alimentar no domínio da agricultura, pesca, pecuária, dentre outros sectores, na província de Luanda.

Na ocasião, o administrador para a Área de Negócios do FGC, Eduardo Katalahary Mohamed, considerou que este protocolo de garantia vai permitir a aprovação automática da garantia pública para os empresários desenvolverem o negócio.

“ Os empresários têm a oportunidade de focar o seu negócio na produção local e contribuírem para a persecução do objectivo do Executivo angolano que está virado para a garantia da segurança alimentar no país”, frisou o responsável.

O administrador do FGC adiantou que o foco vai recair, igualmente, para os projectos que estejam envolvidos uma percentagem considerável de mulheres, uma vez que as mesmas representam um grupo de pequenos e micro investidores que mais cumpre com as responsabilidades no desembolso do crédito.

Por sua vez, o director para Grandes Empresas e Petróleos do BCGA, Mariano Ferreira, realçou que o acordo com o FGC vai possibilitar ao banco (BCGA) apoiar, também, projectos do sector terciário da economia, além do primário e secundário.

“A intenção passar por completar a cadeia de valores de projectos nos sectores primários e secundário da economia, que já beneficiam do apoio deste banco”, frisou.

O Banco Caixa Geral Angola, SA, conta 27 agências, quatro centros de empresa e uma agência especializada, concentradas em nove das 18 províncias do país operacionalizadas por mais de 500 profissionais.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) é uma instituição financeira não-bancária, criada a 4 de Maio de 2012 por Decreto Presidencial n.º 78/12 em 2012, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito bancário das Micro, Pequenas e Médias Empresas e empreendedores singulares, através de mecanismos de garantias públicas, para o desenvolvimento das suas actividades.

O FGC tem, igualmente, a responsabilidade de promover, defender o desenvolvimento do Sistema Nacional de Garantias, bem como actua como contragarante nas operações das demais instituições que se dedicam à concessão de garantias de crédito. OPF/VM



Tags



+