BCI recupera AKZ 12 mil milhões de crédito malparado em 2020

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 17 Março De 2021    01h30  
Pormenor do Banco de Comércio e Indústria (BCI)
Pormenor do Banco de Comércio e Indústria (BCI)
ANGOP

Luanda - O Banco de Comércio e Indústria ( BCI) conseguiu recuperar doze mil milhões de kwanzas do seu crédito malparado, durante  o ano de 2020, um valor positivo se comparado ao período homólogo de 2019.

O aumento do capital  de 30 mil milhões de kwanzas feito pelo governo angolano, por via do Banco Nacional de Angola contribuiu para o referido resultado animador, no período em análise.

Até Setembro, do exercício econômico de 2019, o Banco de Comércio e Indústria contabilizou prejuízos avaliados, no equivalente em kwanzas, a cinco milhões e 500 mil dólares americanos, segundo Zenaida Gertrudes dos Santos  Zumbi.

A presidente do Conselho de Administração, que falava terça-feira na Grande Entrevista à TPA, salientou que o banco fez uma avaliação mais aturada e estruturada em termos de  balanços, o que facilitou também para tal resultados.

Durante o referido período destacou que o BCI teve uma liquidez de 8 mil milhões de kwanzas, sendo que foram ainda feitos depósitos na ordem dos 40 por cento, o que torna assim apto e sólido para qualquer investimento no mercado bancário.

Segundo a gestora do referido banco estatal, que está em via de privatização, “estes resultados são também frutos do grande trabalho em equipe, tendo em conta a actual estabilização financeira do banco”.

Adiantou que o BCI tem vindo a desenvolver vários mecanismos para a contínua recuperação dos prejuízos, para permitir o financiamento de outros projectos, tendo-se em conta que esta instituição é um banco bom para ser investido.

As características do mercado bancário angolano apontam para um crédito malparado a rondar os 30 por cento, quase 83 por cento acima do sistema de alarme que sinaliza o risco de uma instituição financeira.

A estrutura accionista do BCI é constituída pelo Estado com 93,60 por cento, Sonangol com 1,13 por cento, Endiama 0,45 por cento, ENSA 1,13 por cento, TCUL 0,45 por cento, Porto de Luanda 1,13 por cento, TAAG 1,13 por cento, Angola Telecom 0,45 por cento, Serval 0,45 por cento e Bolama 0,08 por cento.

O Banco de Comércio e Indústria iniciou a sua actividade comercial a 11 de Julho de 1991, e marca presença em todo o país.



Tags



+