BDA aprova cooperativas agrícolas na Lunda Sul

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 11 Fevereiro De 2021    19h57  
Produção de hortícolas
Produção de hortícolas
Pedro Vidal/Arquivo

Saurimo – Catorze cooperativas agrícolas, das 18 inscritas, no Programa de Medidas de Alívio Económico, na Lunda Sul, viram os seus projectos aprovados, pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para beneficiarem de financiamento.

Em declarações à ANGOP, hoje, a propósito do andamento dos referidos programas na circunscrição, o director local do Gabinete Integrado de Desenvolvimento Económico, Kelson Malomalo, fez saber que das cooperativas aprovadas, três já assinaram os contratos e aguardam apenas pelo desembolso dos respectivos valores, por parte desta instituição.

Sem revelar os nomes das cooperativas, adiantou que as mesmas pertencem aos municípios de Cacolo, Dala e Saurimo, sendo uma receberá o financiamento de AKZ 50 milhões e duas de 30 milhões de kwanzas, cada.

Kelson Malomalo fez saber que, no âmbito do Programa de Medidas de Alívio Económico, das 50 empresas operadoras de Comércio e Distribuição inscritas na Lunda Sul, em 2020, 14 foram aprovadas e oito receberam financiamento, entre Outubro de 2020 e Janeiro do presente ano, de um mínimo de 42 milhões de Kwanzas cada, num total de AKZ 399 milhões disponibilizados.

Quanto ao Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), que visa apoiar os jovens empreendedores com créditos bonificados, que registava fraca adesão desde o lançamento em Dezembro último, por parte dos interessados, o responsável sublinhou que fruto dos encontros realizados com as associações juvenis foram já inscritos 10 candidatos.

Apelou aos jovens, sobretudo empreendedores, no sentido de aderirem aos programas de micro créditos disponíveis, com vista a alavancar o sector económico.

O Programa de Medidas de Alívio Económico está a ser dirigido conjuntamente pelos Ministérios das Finanças e da Economia e Planeamento, com o objectivo de elevar os níveis de produção na campanha agrícola 2020/2021, reduzindo, deste modo, as importações, um dos principais objectivos do PRODESI - Programa de Exportação e Substituição das Importações.





+