BDA desembolsa Kz 7 mil milhões em projectos agrícolas

     Economia           
  • Uige     Terça, 27 Julho De 2021    16h15  
Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), na baixa de Luanda (Foto ilustração)
Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), na baixa de Luanda (Foto ilustração)
Tarcísio Vilela

Uíge – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou, nos últimos 15 anos, na província do Uíge, sete mil milhões de Kwanzas para o financiamento de 55 projectos agrícolas.

O anuncio foi feito esta terça-feira, na cidade do Uíge, pelo presidente da Comissão Executiva do BDA, Henda Inglês, durante a apresentação dos quatro novos produtos financeiros desta instituição.

Afirmou que a província do Uíge tem sido bem servida financeiramente, mas os resultados ainda não atingiram o ponto desejável. Em função disso, “estamos aqui para avaliar as melhores formas de contornar esta situação”, justificou.

Em relação a quatro novos produtos, explicou serem projectos para o  financiamento de brigadas de mecanização agrícola, cooperativas de produção, operadores de comércio, indústria e agro-industrial.

Henda Inglês anunciou, para este ano, a abertura de cinco agências regionais do Banco de Desenvolvimento Agrário (BDA), nas províncias do Huambo, Uíge, Benguela, Lunda Sul, Cabinda e Moxico, visando o financiamento de projectos agrícolas.

"Estamos num processo de transformação interna, tornar os nossos produtos e serviços mais ajustados às características do nosso grupo alvo,” acrescentou.

Durante a sua permanência no Uíge, a delegação do BDA vai visitar os projectos financiados e outros que estão em fase de instrução.

No encontro com os empresários agrícolas e agricultores, foram apresentados quatro produtos financeiros do BDA, nomeadamente “Crédito de campanha agrícola”, “Projectos de investimento agrícola”, “de máquinas e equipamentos agrícolas” e de” infra-estruturas e estruturas de apoio à produção agrícola”, lançados em Março deste ano, na província do Cuanza Norte.

 





+