Belas dispõem de três mil doses de vacinas para bovinos

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 07 Novembro De 2022    11h19  
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Vacinação de gado bovino (Foto ilustração)
Morais Silva

Ramiros – A direcção de Agricultura, Pecuária e Pesca da administração municipal de Belas, em Luanda, tem disponíveis três mil e 300 doses diversas de vacinas de gado bovino.

O director municipal do sector, Miji Txibuila, disse esta segunda-feira à Angop que as vacinas são contra o Carbúnculo Hemático e Sintomático, bem como Peripneumonia Contagiosa Bovino.

O responsável indicou que existe a necessidade de se imunizar o gado bovino, antes da quadra festiva, por ser o momento de maior consumo da carne, visando o consumo deste alimento com qualidade e segura para o bem da saúde humana.

“Os criadores devem sempre optar pelo tratamento preventivo e não esperar que o animal caia doente e procurar a vacinação. Uma vez o animal doente deve ser tratado com antibióticos e outros tipos de analgésicos”, sublinhou.

De acordo com Miji Txibuila, o município de Belas conta com dois matadouros legalizados, com condiçoes de sanidade e abate.

Trata-se do Matadouro dos Veados, no Distrito Urbano do Morro dos Veados,   e do da Zona Verde, onde os animais são inspecionados e acompanhados pelos médicos dos Serviços Veterinários do Ministério da Agricultura, desde ao abate até ao corte. 

A direção municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca de Belas  controla  174 criadores de gado e uma população de mais de 20 mil  bovinos, caprinos e ovinos.

Os pecuaristas têm como fonte de aquisição do gado a região sul do país, nomeadamente  Cuanza Sul, Huíla, Benguela, Namibe e Cunene.

 





Notícias de Interesse

+