Beneficiários de micro créditos inscritos na segurança social

     Economia           
  • Lunda Sul     Sábado, 27 Março De 2021    14h18  
Vista parcial da Cidade de Saurimo, capital provincial da Lunda Sul
Vista parcial da Cidade de Saurimo, capital provincial da Lunda Sul
Angop/Lunda Sul

Saurimo - Quatro mil beneficiários de micro créditos, no âmbito do Plano de Acção Para a Empregabilidade (PAPE), a nível do país, foram inscritos na Segurança Social.

A informação foi avançada este sábado, à imprensa, pelo director nacional do INEFOP, Manuel Mbangui, tendo afirmado ser responsabilidade do MAPTESS assegurar que os beneficiários tenham sucesso no negócio e consigam empregar outros jovens.

Para permitir que o processo de concessão de micro crédito seja desburocratizado e menos oneroso, o ministério assinou um protocolo com o Banco Sol destinado a assegurar que os candidatos não apresentem qualquer garantia.

No quadro do referido protocolo, conseguiram uma taxa de juro bonificada de 1.67 por cento, com os beneficiários a terem um período de carência de três meses, sem devolução do capital e nem dos juros, para posteriormente, em um ano, ressarcir os valores.

Conforme a fonte, na medida em que começarem a reembolsarem os valores, estarão habilitados a um outro micro crédito com o mesmo valor ou superior.

Manuel Mbangui Informou que foi, igualmente, criada uma equipa de acompanhamento que irá se encarregar  de assegurar  que os beneficiários estão a aplicar os valores na actividade requerida.

Recomendou aos beneficiários a contactar o banco ou os serviços provinciais do INEFOP, sempre que se depararem com algum entrave, para, conjuntamente, solucionarem a questão.

O valor do micro crédito ronda dos 350 mil aos sete milhões de kwanzas.

 





+