Governos provinciais e ministérios são os que mais contratam

     Economia           
  • Bengo     Quinta, 21 Outubro De 2021    19h09  
Contratos para execução de obras de construção lideram listas das contratações públicas
Contratos para execução de obras de construção lideram listas das contratações públicas
Jose Cachiva

Caxito – O governos provinciais, os ministérios e os departamentos ministeriais são as entidades públicas que mais efectuaram contratações nos últimos cinco anos no país.

Os concursos públicos foram as tipologias mais adoptadas ou utilizadas em termos de procedimentos pelas entidades contratantes, seguida de procedimentos fechados ou contratação simplificada com um peso de 30 a 39 porcento, respectivamente.

Segundo a técnica do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) do Ministério das Finanças, Lígia Vunge, as empreitadas de obras públicas são o objecto de contratação mais utilizados, seguida pela aquisição de serviços.   

O Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) registou entre 2016-2020 um total de 1.076 contratos públicos e 4.011 procedimentos de contratação pública (PCP).

Em 2020 e I semestre de 2021 houve uma redução de contratação e de procedimentos devido à pandemia da covid-19, mas em 2019 os procedimentos cresceram na ordem de 28 porcento e 46 porcento a nível das contratações públicas.

A nível do Bengo, o SNCP registou em 2019 e I semestre de 2021, 70 procedimentos de contratação pública (PCP), dos quais 17 no governo provincial, 19 na administração municipal do Ambriz e os restantes no Nambuangongo, Dande, Bula Atumba, Dembos e Pango Aluquém.

O concurso público, na sua maioria extraído no Jornal de Angola e Diário da República (como principais fontes), foi a tipologia de procedimentos mais utilizada, na ordem de 79 porcento, enquanto entidades das obras públicas o objecto de contratação mais usado.

Em 2017 e 2018, o SNCP não registou no seu banco de dados nenhum procedimento de contratação pública da província do Bengo.

 





+