Obras do Parque Industrial Rural dos Dembos podem retomar este ano

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 18 Junho De 2021    19h49  
Parque Industrial Rural vai servir o interesse da micro, pequena e média indústrias que apoiarão a produção agrícola ( foto arquivo)
Parque Industrial Rural vai servir o interesse da micro, pequena e média indústrias que apoiarão a produção agrícola ( foto arquivo)
Kinda Kyungu

Caxito - As obras do Parque Industrial Rural (PIR) dos Dembos, na província do Bengo, poderão retomar este ano, informou hoje o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.

Sem avançar datas, o ministro da Indústria e Comércio referiu que trabalha em parceria com o seu homólogo da Energia e Águas, João Baptista Borges, para construir a infra-estruturação eléctrica e permitir que o Parque Industrial Rural sirva o interesse da micro, pequena e média indústrias que vão apoiar a produção agrícola.

 Com o Ministério da Agricultura e Pescas, disse o governante, vai se estruturar que produção agrícola será efectivamente fomentada no Parque Industrial Rural dos Dembos, para que possa beneficiar da transformação industrial.

Iniciadas em Fevereiro de 2019, com um orçamento de 697 milhões e 310 mil kwanzas, as obras do PIR paralisaram devido a pandemia da covid-19.

O projecto do PIR nos Dembos compreende sete plataformas, das quais quatro unidades industriais voltadas, essencialmente, à transformação de mandioca e de milho em fuba e ração animal, um edifício administrativo, uma central de geração de energia e um sistema de abastecimento de água.

O PIR terá igualmente meios de transporte para o escoamento dos produtos das cooperativas e associações  de camponeses isolados dos municípios dos Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém, evitando as dificuldades que as populações têm apresentado no transporte dos produtos do campo para as zonas de venda.

A criação dos parques industriais rurais consta do Programa de Fomento da Indústria Rural. Malanje (Cacuso), Zaire (Tomboco) e Benguela (Canjala) são províncias que já têm PIR.

 





+