Bengo prepara pólos comerciais em Muxaluando e Onzo

     Economia           
  • Luanda     Terça, 14 Dezembro De 2021    15h55  

Caxito – Dois pólos comerciais entram em funcionamento, em Janeiro de 2022, nas sedes municipais do Muxaluando e Onzo, município de Nambuangongo, província do Bengo, para facilitar a venda, o escoamento e a troca da produção local.

Os  pólos terão armazéns, bancadas, restaurantes e  lojas para a venda de diversos  produtos.

As obras tiveram início em Setembro último e espera-se que estejam concluídas na segunda quinzena de Janeiro, afirmou o administrador do Nambuangongo, Domingos Lourenço, em declarações a ANGOP.

Para a implementação do projecto, a administração de Muxaluando conta com o dinheiro proveniente do Programa de Combate à Pobreza  e de  algumas despesas de funcionamento, sublinhou.

O pólo do Muxaluando, que está a ser construído no antigo edifício de descasque de café, tem  as obras  acima de 80 por cento de  execução e já consumiu cerca de 38 milhões de kwanzas.

Na localidade estão já  construídos dois  armazéns para os produtos e 38 bancadas. Estão também em  construção restaurantes e mais de 20 lojas.

No quadro da iniciativa, a sede de Muxaluando, 100 quilómetros da cidade de Caxito, vai atender os camponeses das comunas de Muxaluando, Kixico, Kicunzo e Cage Mazumbo.

Para atrair os vendedores, compradores e a população está a ser construído um parque  infantil, um ginásio e uma moageira.

Já no pólo do Onzo, 117 quilómetros de Caxito estão em construção dois armazéns, 34 bancadas e um campo de futebol. Aqui foram já gastos acima de 20  milhões de kwanzas.

O Onzo vai  atender os camponeses das comunas de Canacassala, Gombe e Nzala.

Nos últimos oito meses, a administração do Nambuangongo distribuiu às aldeias e bairros  equipamentos agrícolas, muletas e cadeiras de rodas.

Para melhorar a circulação de bens e serviços  no município, foram já limpos até o momento,  cerca de 220 quilómetros de via.

 Nambuangongo é o segundo maior município do Bengo com uma extensão territorial de 5.600 quilómetros quadrados e uma população de 60.883 habitantes, de acordo com o Censo 2014.

Possui sete comunas, nomeadamente, Kicunzo, Muxaluando, Kixico, Zala, Gombe, Cage Mazumbo e Canacassala.



Tags



+