Bengo prevê colher mais de um milhão de toneladas

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 22 Outubro De 2021    18h17  
1 / 2
Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa (à dir)
Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa (à dir)
Mário Farncisco
2 / 2
Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, (à esq) faz entrega de Kits
Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, (à esq) faz entrega de Kits
Mário Francisco

Caxito – Um milhão 258 mil toneladas de produtos diversos serão colhidos, no presente ano agrícola 2021-2022, na província do Bengo, um aumento de 226 mil toneladas comparativamente à safra anterior.

Esta perspectiva de colheita deve-se ao aumento das áreas de cultivo para 151 mil 902 hectares, contra os 150 mil hectares do ano agrícola anterior, e também a regularidade das chuvas.

O ano agrícola, aberto esta sexta-feira, na cooperativa Felicidade, na localidade do Muculo, comuna das Mabubas, contempla o cultivo de banana, batata-doce, ginguba, milho, mandioca, inhame, feijão, hortícolas e citrinos.

Neste ano agrícola, a província vai contar com 36 mil 972 famílias camponesas envolvidas, estando já disponíveis 59 toneladas de sementes de milho, feijão, soja e massambala e 50 toneladas de fertilizantes.

No acto de abertura, a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, reiterou que a agricultura é uma ferramenta importante na diversificação da economia, no combate à fome e à pobreza e no aumento da renda familiar.

Por sua vez, numa mensagem, os camponeses solicitaram o melhoramento das vias de acesso, para garantir o escoamento dos produtos do campo para as áreas de maior comercialização, bem como o desassoreamento de lagoas.

O sector da agricultura no Bengo controla mais de 100 cooperativas e 150 associações de camponeses, sendo que cerca de 90 por cento da produção é proveniente da actividade familiar.





+