Benguela espera colher mais de 700 mil toneladas de produtos agrícolas diversos

     Economia           
  • Benguela     Quarta, 12 Outubro De 2022    14h32  
Agricultores do Cuanza Sul aumentam produção alimentar
Agricultores do Cuanza Sul aumentam produção alimentar
Pedro Calombe

Ganda  - O Governo Provincial de Benguela perspectiva uma produção de setecentas e noventa e cinco mil toneladas de produtos agrícolas diversos, durante a campanha agrícola 2022/2023, lançada esta quarta-feira, no município da Ganda.

Sob o lema: Por uma agricultura sustentável  e resiliente, rumo à melhoria da segurança alimentar em Angola”, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, José Gomes, disse que se perspectiva um aumento de 32 por cento na produção, em relação ao ano passado.

“Houve uma grande aposta do Executivo na distribuição de insumos para a agricultura, sobretudo familiar, daí esse prognóstico de aumento da produção”, referiu.

Quanto aos terrenos para o cultivo, disse estarem preparados 302 mil hectares, nos 10 municípios da província de Benguela.

"Este ano vamos fornecer dez mil e 300 toneladas de fertilizante composto 12/24/12, cinco mil e 240 de amónio e três mil de ureia, além sementes de milho, feijão e massambala", explicou o director.

Questionado sobre os constrangimentos causados pela insuficiência de fertilizantes, tranquilizou os camponeses, dizendo que, além da disponibilidade do Governo, visitou armazéns privados com cerca de 10 mil toneladas em cada um.

No seu discurso de abertura, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Adilson Gonçalves, manifestou o contínuo apoio do Governo no sector agro-pecuário da província, lembrando sobre a reparação das vias de acesso às sedes dos municípios, comunas e povoações, para a circulação de pessoas e bens.

Referiu-se igualmente sobre as 33 carrinhas que Benguela recebeu do Governo central, para apoiarem o escoamento dos produtos agrícolas dos campos de produção para os grandes centros comerciais, dentro e fora da província.

No fim do acto, a delegação do Governo Provincial entregou simbolicamente insumos agrícolas e lançou sementes à terra, terminando com uma visita guiada a uma exposição de produtos do campo.

Por outro lado, o director municipal do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Justo Catumbela, informou que a Ganda conta com 93 grupos organizados, dos quais 63 associações e 30 cooperativas.

"Estão registadas 57 mil famílias camponesas e todos ainda dependem das quedas pluviométricas", realçou o técnico.

Entre as dificuldades, destacou que muitos terrenos de cultivo não estão registados, bem como a insuficiente recepção de fertilizantes. 

O município tem como potencialidades agrícolas, o café, milho, massambala, feijão, o ananás, trigo, batata doce e rena, tomate, cebola, dentre outras.

A sua extensão territorial é de quatro mil, 817 quilómetros quadrados, tem três comunas, nomeadamente Babaera, Chicuma e Casseque, e conta com uma população de 224 mil e 668 habitantes.

 

 





+