BIC e  Co-investidores assinam protocolo para desenvolverem projectos comunitários

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 18 Outubro De 2023    18h08  

 Talatona- Um protocolo de cooperação foi assinado, nesta quarta-feira, em Luanda, pelo Banco Internacional de Crédito (BIC) e nove empresas co- investidoras,  no âmbito do programa de apoio financeiro “Crescer Juntos”.

A parceria financeira visa ajudar as ONGs angolanas a desenvolver projectos sociais nas áreas da educação, saúde, cultura e direitos humanos e foi rubricada pelo Presidente da Comissão Executivo do BIC, Hugo Teles, e os  representantes das empresas do ramo de comunicação, logística, hotelaria.

 

Os  músicos Rui Orlando e Dj Tafinha ,que fizeram parte do leque dos assinantes, rubricaram pela cedência dos direitos autorais.

 

O programa “Crescer Juntos” lançado em 2022 tem o propósito de ser a maior plataforma de responsabilidade social de Angola para apoiar organizações sociais que empreendem soluções de combate à malária e que transformam realidades.

 

 Actualmente o programa tem ao seu abrigo 20 organizações sociais com projectos que já impactam cerca de 45 mil pessoas directa e indirectamente.

 

 Em declarações à imprensa, Hugo Teles informou que desde 2022 o programa já disponibilizou um milhão de dólares para desenvolver projectos sociais, virados a  erradicação da miséria extrema no país.

 

 Conforme o PCE,  mais de 30 empresas cooperam com o programa “Crescer Juntos” contribuindo, cada uma,  de acordo com as suas disponibilidades e com o propósito de criar mais escolas e colocar mais crianças no sistema de ensino.

 

 “ Há mais projectos em análise e acredito que até final do ano teremos cerca de 50 projetos para financiar”, disse.

 

Referiu que o conceito empresa co-investidor é uma das inovações nunca antes vista em Angola,  uma empresa co-investidora participa activamente no apoio aos projetos selecionados e nos processos de governanção do Crescer Juntos.

 

O director da empresa Propositus, Adilson Morgado,  responsável pela criação do website do projecto, referiu ser gratificante fazer parte do projecto e de gerir as redes sociais para dar maior visibilidade e abrangência ao projecto.GIZ/MAG.





+