Bié com portas abertas para investimentos privado

     Economia           
  • Bié     Sexta, 27 Agosto De 2021    16h38  
Primeiro secretário provincial do MPLA no Bié, Pereira Alfredo
Primeiro secretário provincial do MPLA no Bié, Pereira Alfredo
Leonardo de Castro

Cuito – A província do Bié continua com as portas abertas para O investimento privados de empresários nacionais e estrangeiros, para implementar projectos no Pólo Industrial do Cunje (Cuito) e contribuir no rápido desenvolvimento da província.

 

O convite é do governador do Bié, Pereira Alfredo, quando intervinha no Fórum de Agronegócio, realizado hoje, no quadro da Feira da Batata e do Milho, que decorre desde quinta-feira, na cidade do Cuito.

Para o governante, Bié está com todas as condições criadas que visam alavancar as actividades do Pólo Industrial do Cunje, mormente à energia eléctrica, água potável, desminagem entre outras.

Segundo Pereira Alfredo, as bases estão consolidadas, acrescentando que os desafios recaem na cadeia de escoamento e processamento.

Para tal, solicita aos empresários e membros da sociedade a encontrarem soluções para melhorar o ambiente de negócio, para alavancar a produção local e consequentemente gerar oportunidades de emprego à juventude.

Projectado para cerca de 40 unidades fabris, a edificação do Pólo Industrial do Cunje está avaliado em cerca de 25 milhões de dólares.

Num perímetro de 25 hectares, no pólo deverão funcionar unidades de engarrafamento de água mineral, montagem de motorizadas e bicicletas e derivados de plásticos.

Prevê-se também a colocação de indústrias ligadas aos subsectores da alimentação, confecções, chapas de zinco, instrumentos agrícolas, de louça de alumínio, cerâmicas, caixilharia de alumínio, carpintaria e moageiras.

Com propósito de melhorar o ambiente de negócio e propiciar o desenvolvimento socioeconómico, o governador anunciou a entrada em funcionamento, ainda este ano, do Guiche Único de Empresas, na cidade do Cuito.

Anunciou ainda a construção da central logística no município do Cunhinga, com vista a facilitar a conservação e distribuição de produtos de produção local e não só.

 O fórum visa despertar aos investidores o potencial agrícolas da província, reflectir a cadeia de negócios, que começa no processo produtivo, escoamento, transformação e comercialização dos produtos.

A feira decorre em simultâneo com as festividades dos 86 anos de existência do município Cuito, desde que foi elevado à categoria de cidade, a 31 de Agosto de 1935. As duas anteriores edições decorreram em 2019 e 2020, também no Cuito.

Sob o lema valorizar a cadeia produtiva em tempos de covid-19, a III edição da feira da batata e do milho de produção local abriu com 80 expositores.

No evento, com duração de três dias, estão expostos mais de 300 toneladas de produtos diversos, entre batata, milho, feijão, alho, cebola, mandioca, hortaliças entre outros.

Além dos produtos do campo, estão patentes ainda vários serviços prestados na província, como de telecomunicações, segurança social e registo civil.





+