Bié: Mais dezoito cooperativas financiadas dentro do PRODESI

     Economia           
  • Bié     Quinta, 24 Dezembro De 2020    04h06  
Fazenda Agro Industrial (Foto ilustração)
Fazenda Agro Industrial (Foto ilustração)
Tarcísio Vilela

Cuito - Dezoito novas cooperativas agrícolas serão financiadas em 2021, no âmbito da linha de crédito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), através do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).

Cada cooperativa tem um montante limite de 50 milhões de Kwanzas, com uma taxa de juro de 7.5 por cento, sendo que o prazo para o seu reembolso é negociável.

Com isso, o Governo pretende o aumento da produção, empregabilidade e da geração de renda para as famílias. 

Este ano, já dezoito outras cooperativas agrícolas foram financiadas, numa carteira de 900 milhões de Kwanzas, situadas nos nove municípios do Bié, nomeadamente Cuito, Andulo, Nhârea, Camacupa, Catabola, Chitembo, Cuemba, Cunhinga e Chinguar,

De acordo com o governador do Bié, Pereira Alfredo, que falava quarta-feira na cerimónia de cumprimento de fim de ano, o financiamento vai estimular as cooperativas agrícolas a produzirem, cada vez mais, fazendo com que as importações reduzam significativamente.

O crédito destina-se a produzir 53 bens essenciais, como açúcar, arroz, carne, farinha de trigo, feijão, fuba, leite, massa, óleo de soja, óleo de palma, sabão azul, sal, ovo, varão de aço, cimento, argamassas, gesso, vidro temperado, laminado, embalagens de vidro, tinta, papel higiénico, detergente entre outros.

Este ano, o Governo deu ainda a conhecer a classe empresarial a disponibilização de mais de 13,5 mil milhões de Kwanzas, onde cada empresário, em função das suas necessidades, poderá receber o valor que seja compatível ou que corresponda com o investimento que precise.

Foi possível ainda cadastrar 20 empresas para serem financiadas na linha de crédito diário para mitigar o actual impacto que a COVID-19 está a provocar na economia local e melhorar a liquidez financeira das empresas (micro, pequenas e médias).

Até 1 de Dezembro deste ano, o Ministério da Economia e Planeamento cadastrou, a nível da província do Bié, 529 produtores no Portal da Divulgação Nacional. Pereira Alfredo realçou, entretanto, o compromisso do Governo em continuar a apoiar os agentes económicos.

Por isso, o dirigente aproveitou a ocasião para incentivar todos os produtores do Bié a não baixarem os níveis de produtividade, porquanto "o grande desafio neste momento é a substituição das importações e o aumento da produção nacional".





+