Bié: Nharêa inicia colheita de vinte mil toneladas de produtos diversos

     Economia           
  • Bié     Sexta, 25 Junho De 2021    18h20  

Nharêa - Vinte mil toneladas de produtos diversos começaram a ser colhidas, desde quarta-feira, pelos camponeses associados na cooperativa Nangayafina, município da Nharêa, a 188 quilómetros a Norte do Cuito, província do Bié.

Em declarações à ANGOP, sobre o acto que marcou o início da colheita, testemunhado pelo Vice-governador para o sector Político, Social e Econômico, António Manuel, presidente da cooperativa, Silvestre Cassapa disse que haviam sido preparados  20 hectares de terra.

Disse que em 2020 o grupo colheu apenas sete toneladas de feijão por falta de financiamento, situação que dificultou a aquisição de sementes, alfaias e outros imputs. "Desta vez, esta-se perante a colheita de vinte mil toneladas de milho, feijão, mandioca e hortícolas", disse.

A cooperativa Nangayafina é composta por 71 membros, dos quais 14 mulheres viúvas.

A propósito dessa colheira, o director municipal da Agricultura na Nharêa, Hélder Huambo, informou que a cooperativa aguarda pela sua legalização para posteriormente beneficiar de micro-creditos no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Exportações (PRODESI).

Na ocasião, o Vice-governador, António Manuel, mostrou-se satisfeito pelo resultado alcançado pela cooperativa, tendo encorajado a sua legalização para também beneficiar de crédito bancario, assim como de apoios em mecanização agrícola, tractores e fertilizantes.

A nível da Nharêa, estão devidamente legalizadas 24 cooperativas, 135 escolas de campo e 146 associações de camponeses.





+