Bié poderá ganhar seis novas fábricas em 2023

     Economia           
  • Bié     Sexta, 23 Dezembro De 2022    15h58  
Vista parcial da cidade do Cuito, província do Bié
Vista parcial da cidade do Cuito, província do Bié
Leonardo de Castro

Cuito – Seis novas fábricas de colchão, tubos PVC, extracção de bagaço de soja, engarrafamento de água, processamento de carne suína e uma cerâmica poderão entrar em funcionamento na província do Bié, a partir do próximo ano.

O director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, Figueiredo Numbi, que perspectiva à ANGOP as acções a serem desenvolvidas para o próximo ano, informou que as fábricas, após a conclusão, vão garantir 242 empregos directos.

As unidades de engarrafamento de água, tubos P.V.C, extracção de bagaço de solo e matadouro situam-se no município do Cuito, cujos investimentos rondam os 17 milhões 686 mil 956 dólares norte americanos.

Já a cerâmica prémio da paz, afecto à caixa social das FAA, na comuna da Chipeta (Catabola), e a fábrica de colchões, os investimentos estão avaliados em 627 milhões, 13 mil e 200 kwanzas 

Na província do Bié funcionam actualmente 428 indústrias, vocacionadas no fabrico de camas beliches, carteiras escolares, cadernos, panificadoras, transformação da madeira, ferro, processamento de carne suína, exploradoras de minerais entre outras.

Existem nesta região 20 cooperativas de exploração de inertes, entre diamantes, areia, pedra, carvão e rochas diversas.

De acordo com o director, apenas nove empresas do ramo estão em pleno funcionamento nos municípios da Nharêa, Chitembo, Camacupa e Andulo, que juntas garantiram empregos directos a 885 jovens, dos quais 38 são mulheres e 10 expatriados.

Durante este ano, estas empresas do sector mineiro contribuíram para os cofres do Estado com um valor em AKZ de mais de 69 milhões.





+