BNA abre Centro de Custódia de Valores no Cunene

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 13 Janeiro De 2021    19h08  
Banco Nacional de Angola(BNA)
Banco Nacional de Angola(BNA)
Francisco Miúdo

Ondjiva - A Delegação Regional Sul do Banco Nacional de Angola (BNA) inaugurou, esta quarta-feira, na localidade de Santa-Clara, província do Cunene, um Centro de Custódia de Valores.

O serviço, a ser operado pela representação local do Banco de Poupança e Crédito, incide sobre o tratamento e saneamento do dinheiro.

 A referida infra-estrutura possui recepção, duas salas de recontagem de valores, economato, sala forte, entre outros compartimentos.

O centro tem a função de deter e administrar a custódia de notas e moedas á ordem do BNA, receber notas em depósito, entregar notas em levantamento aos bancos comerciais que operam no Cunene.

Visa igualmente providenciar a arrumação, classificação e a guarda de numerário,efectuar o saneamento, recontagem e selecção do numerário depositado.

Falando no acto, o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, disse que com a implementação deste serviço no Cunene os bancos comerciais locais serão atendidos com maior celeridade nos depósitos e levantamentos da massa monetária.

Afirmou que haverá também maior eficiência por parte dos bancos no atendimento dos seus clientes, principalmente, na disposição de valores.

É uma valência que, segundo o responsável, permitirá ainda a redução de custo por parte dos bancos comerciais, uma vez que o BNA estará encarregue do transporte dos valores para o Centro de Custódia.

Por seu turno, o vice-governador para o sector político, social e económico no Cunene, Apolo Ndinoulenga, disse que a abertura deste equipamento vai aliviar o ramo bancário na região, colocando, igualmente, a disposição dos munícipes notas e moedas metálicas com maior qualidade.

O Banco Nacional de Angola conta com uma custódia central de numerário na sua sede, em Luanda, e outras seis nas delegações Regionais implantadas pelo país.





+