BNA defende participação da família na gestão financeira

     Economia           
  • Cunene     Terça, 26 Março De 2024    17h04  
1 / 2
Participantes à palestra sobre educação e inclusão financeira no Cunene
Participantes à palestra sobre educação e inclusão financeira no Cunene
Pedro Manuel-ANGOP
2 / 2
Quadro sénior do BNA no Cunene, Carlitos Quissoca
Quadro sénior do BNA no Cunene, Carlitos Quissoca
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – A necessidade da inclusão dos agregados familiares na elaboração e gestão do orçamento mensal, visando definir as prioridades nas compras de casa, foi defendido esta terça-feira, em Ondjiva, província do Cunene, pelo técnico sénior do Banco Nacional de Angola (BNA), Carlitos Quissoca.

O incentivo ocorreu durante a palestra sobre educação e inclusão financeira, promovida pelo BNA em parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, no âmbito da semana global do dinheiro e da jornada Março Mulher.

Na dissertação do tema, Carlitos Quissoca disse que o salário, tanto do marido como da mulher representa um orçamento familiar, que deve ser do domínio dos filhos para participarem na sua elaboração e gestão.  

Lembrou que o custo de vida é elevado, a não planificação do salário mensal em família para se definir as necessidades e prioridades leva, na maioria, ao desvio do orçamento, comprando coisas desnecessárias.

Disse que em função desta realidade, muitas das vezes as famílias são obrigadas a contraírem dívidas para a satisfação de outras necessidades, das várias que surgem devido ao desejo de querer ter tudo.

Pediu às mulheres, que na maioria são chefes de famílias, a registarem sempre as despesas fixas e variáveis e criarem o hábito de poupança, mesmo que for um valor de cinco a oito mil kwanzas, para os casos de emergências.

Fez saber que o primeiro passo para a poupança é registar as receitas e despesas para saberem  como aplicar o dinheiro, definindo as prioridades e reduzir os gastos em coisas menos importantes.

Carlitos Quissoca apelou às mulheres a apostarem no  empreendedorismo, com vista a contribuírem no processo de diversificação da economia no país e fomentar o auto-emprego.

Por seu turno, a chefe de Departamento da Família e Igualdade do Género no Cunene, Paula Ramos, destacou a importância da palestra na medida que vai despertar os participantes a gerir bem o salário.

A responsável sublinhou que é necessário dotar as mulheres de técnicas e hábitos de poupança, sobretudo de dinheiro, para terem as respectivas finanças controladas e equilibradas para o bem-estar da família.

Participaram da palestra que decorreu no antigo palácio do Governo provincial, mulheres de vários estratos sociais do Cunene.

A Global Money Week é uma iniciativa da Child & Youth Finance International (CYFI), fundada em Abril de 2012 em Amesterdão, Holanda.

O seu principal objectivo é promover a inclusão financeira, a educação para a cidadania económica e estimular o empreendedorismo juvenil entre crianças e jovens em todo o mundo. PEM/LHE/AC 


 





+