BNA expande campanha de educação financeira às instituições do ensino superiores

     Economia           
  • Malanje     Segunda, 18 Março De 2024    19h01  
Alunos de diferentes escolas no lançamento da educação financeira
Alunos de diferentes escolas no lançamento da educação financeira
Nelson Costa

Malanje- Uma campanha de educação financeira nas instituições de ensino superior em Malanje foi aberta hoje, segunda-feira, nesta cidade, pela Delegação Regional Nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA), visando incutir nos estudantes o hábito de poupança.

A jornada abrangeu os Institutos Superiores Politécnicos da Catepa (ISCAT) e Dom Alexandre Cardeal do Nascimento (ISPCAN) e foi marcada por palestras sobre educação financeira, no quadro da XII edição da semana global do dinheiro, a decorrer até ao dia 22 deste mês.

A actividade acontece em simultâneo nas províncias de Luanda, Cabinda, Huambo, Huíla, Namibe, Cunene, Cuanza-Sul, Moxico, Uíge e Cuando-Cubango, onde durante seis dias a população é chamada a adoptar hábitos de poupar e a abrir contas bancárias e de moedas electrónicas.

De acordo com o chefe do Sector de Supervisão e Acompanhamento de Programas de Educação Financeira da Direcção Regional Nordeste do BNA, Faustino João, que dissertou o tema, destacou a necessidade de os cidadãos gizarem mecanismos de gestão mais eficaz dos seus recursos financeiros, compreendendo os processos e produtos monetários.

Precisou que ao entender e dominar esses pressupostos, o indivíduo passa a ganhar educação financeira e consequentemente a poupar dinheiro, gastando apenas para o necessário.

Disse que com o isso, o cidadão contribui para uma economia robusta do país, uma vez que com as suas poupanças, o Estado concentra liquidez para financiar projectos e atingir a diversificação económica.

A campanha visa também atingir crianças, no sentido destas começarem desde cedo a obedecer o princípio de proteger e poupar dinheiro, através de várias técnicas.

A campanha de educação financeira nas instituições de ensino, em Malanje, foi lançada em Outubro de 2023, na escola primária Patrice Lumumba, seguida aos mercados informais, visando elucidar os docentes e discentes, bem como o público em geral sobre a poupança, práticas de tomadas de decisões financeiras, entre outros aspectos de literacia financeira. NC

 





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