BNA junta 300 crianças em oficina de educação financeira

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 20 Março De 2024    12h21  
Direcção Regional Nordeste do BNA junta crianças em oficina de educação financeira
Direcção Regional Nordeste do BNA junta crianças em oficina de educação financeira
Aurélio Cua-ANGOP

Malanje- Trezentos alunos do ensino primário participaram hoje, quarta-feira, nesta cidade, numa oficina de educação financeira, promovida pela Direcção Regional Nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA), no âmbito da Semana Global do Dinheiro.

A jornada consubstanciou-se em vários exercícios de racionalização de custos, redacções sobre a importância do dinheiro e da poupança e outras dinâmicas que visam despertar nos menores o interesse pela literacia financeira, sobretudo o hábito de poupar.

Durante a actividade, o chefe do sector de Supervisão e Acompanhamento da Direcção Regional Nordeste do BNA, Faustino João, frisou que a iniciativa tem por objectivo incutir nas crianças as ferramentas básicas de contenção de gastos e a cultura de poupança de dinheiro, para que no futuro sejam bons gestores das suas finanças.

Atribuiu as dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentam actualmente à falta do hábito de poupança e da adopção de práticas consumistas, pelo que alertou para a melhoria da gestão das finanças familiar, de modo a não comprometer a estabilidade monetária dos agregados e o futuro dos filhos.

A semana Global do Dinheiro contempla, para os dias 21 e 22, a abertura de contas bancárias bankitas, com vista a inserção da população no sistema financeiro, prevendo-se abranger 200 cidadãos.

A Semana Global do Dinheiro, que decorre de 18 a 23 de Março, é uma iniciativa anual coordenada pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE) e que envolve 176 países, com a finalidade de consciencializar as pessoas, sobretudo jovens, sobre literacia financeira, para além de servir de oportunidade para juntar instituições financeiras, de ensino, do sector público e privado, associações e representantes da sociedade civil em prol da inclusão financeira. ACC/NC





+