BNA lança projecto de inclusão financeira em Malanje

     Economia           
  • Malanje     Terça, 10 Agosto De 2021    18h37  
Banco Nacional de Angola(BNA)
Banco Nacional de Angola(BNA)
Francisco Miúdo

Malanje - O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou hoje, na província de Malanje, o Projecto de promoção da educação e inclusão financeira para jovens e adolescentes, com vista a formá-los sobre conceitos financeiros.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o BNA e o Ministério da Juventude e Desportos, que visa instruir o referido público-alvo em matérias relacionadas com finanças e empreendedorismo, até ao final do ano, tendo em vista a inculcação nestes da necessidade de gestão responsável dos recursos financeiros.

Segundo o director regional do BNA, Mário Machado, com este projecto pretende-se, igualmente, encorajar a criação de negócios no seio dos jovens e adolescentes, com vista a criação de postos de trabalho e de renda, em prol da melhoria das suas condições de vida.

O estabelecimento de uma relação proveitosa e responsável entre os formandos e as instituições bancárias constitui também um dos objectivos do programa, de acordo com o director.

Por sua vez, o vice-governador de Malanje para o sector político, económico e social, Domingos Eduardo, frisou que o actual contexto económico difícil, agravado pela covid-19, impõe desafios à sociedade e aos jovens em particular, pelo que o projecto representa uma mais-valia.

Anotou que, face à redução do poder de compra das famílias, a educação financeira reveste-se de capital importância, visando a adopção de uma gestão equilibrada por parte dos cidadãos.

Por outro lado, considerou que o projecto de inclusão financeira vai estimular o comércio formal e outras formas de empreendedorismo, estando o governo, para o efeito, empenhado na criação de oportunidades para que os jovens adiram aos programas de financiamento à economia.

O Projecto de Promoção da Educação e Inclusão Financeira para jovens e adolescentes foi lançado em Junho deste ano e vai abranger as 18 províncias o país.





+