BNA leva educação financeira nas escolas

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 25 Outubro De 2023    18h20  
Alunos de diferentes escolas no lançamento da educação financeira
Alunos de diferentes escolas no lançamento da educação financeira
Nelson Costa

Malanje- Uma campanha de educação financeira nas escolas, foi aberta hoje, quarta-feira, nesta cidade, pela Delegação Regional Nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA), visando elucidar os alunos e professores sobre a importância da poupança.

Denominada “Semana da Poupança”, a actividade foi lançada na escola do ensino primário Patrice Lumumba e vai se estender até ao dia 31 deste mês, a mais instituições de ensino e ao mercado municipal de Malanje.

A jornada que se enquadra no âmbito das comemorações do dia mundial da poupança, a assinalar-se a 31 deste mês, visa incutir nos docentes e discentes habilidades de poupança, práticas de tomadas de decisões financeiras, entre outros aspectos de literacia financeira.

De acordo com o chefe dos Programas de Educação Financeira da Direcção Regional Nordeste do BNA, Faustino João, é imperioso dotar os cidadãos e as famílias de técnicas e hábito de poupança, sobretudo de dinheiro, para que tenham as respectivas finanças controladas e equilibradas.

Ao dissertar uma palestra sobre “Educação Financeira e a Poupança”, o responsável acrescentou que a cultura de poupar se torna indispensável, mormente em tempo de crise, pois as necessidades são frequentes.

Por sua vez, a directora da escola Patrice Lumumba, Stela Maria, considerou a palestra como uma mais-valia devido aos ensinamentos passados aos alunos, realçando que educar as crianças desde cedo sobre a educação financeira, torna o cidadão num gestor íntegro dos recursos à sua disposição.

Durante a actividade, foram abordadas entre outras matérias, a educação financeira, poupança na vida social e económica do país, poupança e investimentos e relação entre o dinheiro e o cidadão.

A jornada do Dia Mundial da Poupança encerra com uma campanha de aberturas de contas bancárias denominadas “Bankita”, “Kandengues” e “Simplificadas”, no mercado municipal de Malanje.

A efeméride comemora-se a 31 de Outubro, com o objectivo de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar o orçamento familiar e aumentar as suas poupanças. NC/PBC





+