BNA no Cuando Cubango quer maior envolvimento dos sobas na circulação da moeda metálica

     Economia           
  • Cuando Cubango     Sexta, 09 Fevereiro De 2024    14h45  
Sobas na Ombala do Reino do Bailundo
Sobas na Ombala do Reino do Bailundo
Pedro Parente

Menongue - O Banco Nacional de Angola (BNA) solicitou hoje, sexta-feira, no Cuando Cubango, uma participação mais proactiva das autoridades tradicionais, em relação à circulação da moeda metálica, para assegurar o equilíbrio dos preços no mercado.

O desafio lançado às autoridades tradicionais surge em função da rejeição generalizada das moedas metálicas em muitos estabelecimentos comerciais formais e informais na província do Cuando Cubango, facto que tem contribuído negativamente na subida dos preços de alguns produtos, causando deterioração da moeda e perda no poder de compra dos cidadãos.

Para inverter o quadro, o BNA realizou hoje, em Menongue, capital da província do Cuando Cubango, um encontro que congregou mais de 100 autoridades tradicionais, com objectivo de reafirmar a validade das moedas metálicas, suas vantagens e encorajar para a sua maior aceitação nos mercados formal e informal.

Na abertura do certame, o director regional do BNA, Miguel Sumbo, disse que o encontro com as autoridades tradicionais tem por objectivo a necessidade destas levarem a informação sobre a validade e importância da moeda nas comunidades, porquanto a sua circulação nunca sairá do circuito comercial.

Informou que uma considerável franja da população e agentes económicos é indiferente à realidade e, em muitos casos, hostis ao uso das moedas nas transações comerciais, fazendo com que as pessoas rejeitem as moedas.

Por isso, apelou à sabedoria e ao poder das autoridades tradicionais para trabalharem junto das comunidades, no sentido de disseminarem a informação de que todas as moedas estão em circulação e continuam válidas, de um cêntimo até os de duzentos Kwanzas.

“Não aceitem rebuçados ou pastilhas como trocos. Exijam trocos. Transmitam ao nosso povo que rejeitar moeda é crime contra a economia e é punível por lei”, exortou.  

Ao apresentar a palestra sobre o uso de moedas metálicas, o técnico do BNA, Arlindo Muanza, sublinhou que as mesmas são difíceis de serem falsificadas, mas que facilitam os trocos, fazem com que os comerciantes pratiquem preços mais justos, possuem maior durabilidade em relação às notas em papel, não exigem renovação constante e são ideais  para compra de produtos com preços de menor valor. MSM/ALK/PLB

 

 





+