BNA perspectiva criar serviço de transferência monetária por telemóvel 

     Economia           
  • Moxico     Sábado, 01 Maio De 2021    18h25  
Banco Nacional de Angola(BNA)
Banco Nacional de Angola(BNA)
Francisco Miúdo

Luena – O Banco Nacional de Angola (BNA) pretende criar, este ano, serviços de transferência monetárias por telemóvel para reduzir as enchentes nos bancos comerciais e multicaixas (ATM), a nível do país.

Ao falar à imprensa após a apresentação do novo director do BNA no Moxico, o administrador da instituição para as Delegações Regionais, Tavares Cristóvão, disse que o serviço, que se encontra em fase de estudo, contará com a participação das empresas de telefonia móvel (Unitel e Movicel).  

Sem especificar a funcionalidade técnica do serviço, explicou que a implementação deste sistema, se espera realizar movimentos monetários em qualquer região do país, acabar com o fluxo de pessoas nas dependências bancárias e assim contribuir na melhoria da prestação de serviços destas instituições comerciais. 

Já o novo director regional do BNA, Francisco Canvula Manuel, que substituiu ao cargo, José Baptista, disse que vai dar continuidade dos projectos traçado pela sua instituição, o de melhorar a qualidade e circulação das notas, sobretudo as de menor valor facial, bem como reforçar o vínculo com os bancos comerciais.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, na ocasião, parabenizou o novo gestor do BNA e a pretensão da implementação deste serviço monetário , prevendo ajudar significativamente, as pessoas nas regiões do país, onde não há dependências bancarias.  

A Delegação do BNA funciona no Moxico desde 2019, após estar inoperante em 1997.





+