BODIVA advoga soluções para financiamento sustentável na indústria mineira

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 25 Abril De 2024    17h40  
BODIVA e FACRA pretendem apoiar pequenas e médias empresas
BODIVA e FACRA pretendem apoiar pequenas e médias empresas
Foto cedida

Luanda – O coordenador da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), Nivaldo Matias, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade das indústrias mineiras aproveitarem as oportunidades de financiamento via emissão de dívida ou de capital, com obrigações sustentáveis, para o desenvolvimento do sector.

Nivaldo Matias, que coordena o departamento de desenvolvimento de mercados da bolsa, falava na sequência do painel sobre “financiamento sustentável e investimento responsável na indústria mineira”, inserido na 3ª conferência empresarial que decorre na capital do país.

Sublinhou o impacto positivo das oportunidades para aquilo que são as externalidades criadas nas actividades destas instituições ligadas a actos sociais, ambientais e climáticos.

Referiu que o uso destas pode fazer com que sejam reduzidos alguns aspectos negativos, que afectariam certas áreas da natureza.

“As empresas estão preparadas e a nossa tarefa é fazer essa aproximação, para que elas possam tomar a decisão de complementar o seu financiamento via mercado de capitais”, disse.

Por sua vez, a directora de desenvolvimento da Comissão de Mercados de Capitais (CMC), Jocelina Paquete, fez saber que o organismo dispõe de segmentos para financiamento, olhando para a emissão de obrigações no âmbito da protecção do impacto ambiental.

“Sabemos que o sector mineiro, pela sua actividade, acaba por ter uma responsabilidade adicional no impacto ao ambiente, hoje temos disponíveis a possibilidade de as empresas poderem emitir obrigações e financiar projectos que possam agredir menos o ambiente”, asseverou.

A terceira conferência empresarial & exposição mineira decorreu sob o lema “Inovação e sustentabilidade: Rumo à transformação da indústria mineira, em formato de mesa redonda e apresentações individuais.

O evento teve como objectivo promover a reflexão e o debate sobre a relevância da sustentabilidade nas indústrias do sector mineiro e o uso consciente dos recursos naturais. HM/VC

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+