BODIVA lança projecto Bolsa Social

     Economia           
  • Luanda     Terça, 17 Outubro De 2023    13h08  
Campo agrícola(Foto ilustração)
Campo agrícola(Foto ilustração)
Kynda Kyungu

Luanda - A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) lançou esta terça-feira, em Luanda, o projecto Bolsa Social, com vista a impulsionar o agronegócio e o empreendedorismo familiar, num investimento de Kz 450 milhões, para a fase piloto.

O projecto surge no âmbito da responsabilidade social da BODIVA que tem, entre os principais objectivos, a iniciativa e combater a pobreza, a partir de financiamentos, criação de oportunidades de negócios e facilitar o crescimento acelerado da actividade económica das comunidades rurais.

A fase piloto do projecto arranca esta semana na região do Dombe Grande, na província de Benguela, e prevê atingir mil 250 famílias nos primeiros três anos, fomentando uma renda anual de Kz 450 mil, por agregado familiar.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva (PCE) da BODIVA, Walter Pacheco, que fez a apresentação do projecto, esta é uma iniciativa inovadora no país, pois introduz a figura de investidor social na agenda do Mercado de Capitais Angolano.

Na Bolsa Social, esclarece o gestor, o objectivo primário do investidor não é o lucro, mas sim empoderar as famílias mais carenciadas, visando a redução da pobreza e o desenvolvimento do meio rural, obtendo assim o “lucro social”.  

“ A Bolsa Social surgiu numa óptica inovadora, assentando-se na ideia de investimentos em projectos económicos cujo retorno é medido pelo impacto na qualidade de vida das comunidades”, destacou o promotor.

Por esta razão, os projectos financiados por via da Bolsa Social visam simultaneamente aumentar a renda das famílias e dirimir as dificuldades das comunidades, gerando um novo tipo de lucro, o lucro social.

Para o efeito, diz o PCE, a alocação dos recursos associados ao projecto de Bolsa Social, serão efectuados de forma directa ou por via de leilão, dependendo das especificações de cada projecto.

Walter Pacheco revelou que a implementação do projecto-piloto, no Dombe Grande, será desenvolvida em parceria com a Associação para o Agronegócio e Empreendedorismo denominada “SEIVA”.

Segundo o responsável, a Bolsa Social, na sua fase piloto, tem como objectivo reduzir os custos de financiamento da actividade agrícola, o incremento de literacia financeira, assistência técnica e nutricional, bem como redução de horas de trabalho no campo, optimizando procedimentos.OPF/AC





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+