BPC atinge estabilidade financeira a partir de 2023

     Economia           
  • Moxico     Terça, 10 Maio De 2022    18h15  
Moxico: PCA do BPC, António André Lopes
Moxico: PCA do BPC, António André Lopes
Kinda Kyungu

Luena – O Presidente do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), André Lopes, reiterou esta terça-feira no Luena, província do Moxico, que a instituição poderá estabilizar-se financeiramente a partir de 2023.

O BPC está há três anos num processo de reestruturação, devido a sua carteira de crédito malparado estimada em 1.4 mil milhões de kwanzas.

Os actuais activos do BPC, maioritariamente em títulos do tesouro, estão avaliados em KZ 1.14 milhões.

Em declarações à imprensa, no final do primeiro dia da jornada de trabalho que desenvolve no Moxico, disse que a medida de recapitalização do banco, por parte dos accionistas, decorre de acordo com a projecção,  tendo permitido em 2021 a redução significativa dos prejuízos, cuja última etapa do programa está prevista para este ano.

Sublinhou que as medidas implementadas até ao momento, têm mitigado as dificuldades de liquidez no banco, e boas perspectivas quanto ao alcance dos objectivos do plano de recapitalização, com vista a sua estabilização na data prevista, caso não surjam factores macros-económicos que possam influenciar negativamente.

Disse que após ser fortemente influenciada pelas imparidades identificadas em 2019 pelo Banco Nacional de Angola (BNA), o processo de recapitalização tem sido paulatino.





+