Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) registou 510 reclamações contra instituições financeiras de grande e pequena dimensões, 168 das quais contra o Banco de Poupança e Crédito (BPC), que lidera a tabela, à semelhança de outros relatórios.
Os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano, publicados pelo Departamento de Conduta Financeira do BNA, demonstram menos 105 reclamações, comparativamente ao período homólogo de 2020, em que foram registados
615 reclamações.
No trimestre em referência, o mês de Janeiro contabilizou mais reclamações, representando um peso
de 40% do volume total, de acordo com o documento a que ANGOP teve acesso hoje.
Na lista, constam ainda reclamações do BFA (64), BAI (59), Millennium Atlântico (55), Banco Sol (39), BCI (39), entre outros bancos.
Apesar dos registos, o Banco Central considera poucas as reclamações registadas no primeiro trimestre de 2021, justificando com a média de apenas 3,5 clientes em cada 100 mil reclamações apresentadas contra as
instituições financeiras de grande dimensão e, uma média de 5,3 clientes em cada 50 mil contra as instituições de média e pequena dimensão.
No que concerne as matérias mais reclamadas, os temas ligados às transferências e as contas
de depósitos à ordem congregam perto de 43,1% do total das reclamações apresentadas ao
BNA, pelos consumidores de produtos e serviços financeiros.
Relativamente às reclamações apresentadas contra as instituições financeiras, no concernente
às transferências, destacam-se operações não efectuadas/reconhecidas,
morosidade na realização da operação e não disponibilização de valores ao beneficiário efectivo.
No que diz respeito às reclamações sobre contas de Depósito à Ordem, notabilizam-se
movimentações indevidas,
não disponibilização de numerário
e comissões/despesas.