Brasil garante retorno das linhas de financiamento a Angola

     Economia           
  • Luanda     Terça, 10 Outubro De 2023    21h47  

Luanda - O Embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, assegurou esta terça-feira, em Luanda, que o seu Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, está determinado em retornar às linhas de financiamento que já existiam com Angola.

Falando no final do acto de tomada de posse dos membros da Câmara de Comércio Angola-Brasil, ressaltou que neste momento os órgãos económicos competentes do Brasil estão a reestudar as regras com que esse retorno deve acontecer, por Angola ser um parceiro prioritário para o seu país.

Reforçou que o Brasil está empenhado em contribuir para o desenvolvimento de Angola, em especial na parceria sul-sul.

Salientou que o perfil da relação económica entre os dois países é variado, múltiplo, complexo, forte e pujante.

Recordou que mais de 20 bilhões de dólares foram investidos em Angola por empresas brasileiras nas áreas de construção civil, agricultura, engenharia, serviços, comércio entre outros.

Explicou que o Brasil vai ajudar Angola a alcançar as suas metas de desenvolvimento sustentável, facto que será mais facilitado com a entrada em operação da Câmara de Comércio.

Ao nível das trocas comerciais, em 2022, Angola exportou USD 574 milhões para o Brasil (essencialmente petróleo) e importou 715 milhões de dólares daquele país (com os alimentos a liderar o ranking).

No ano passado, a balança comercial foi negativa para Angola em 142 milhões dólares.

Actualmente, de acordo com a Embaixada do Brasil em Angola, vivem cerca de 27.000 brasileiros no país, a maior comunidade no continente africano, enquanto no Brasil estão registados cerca de 20 mil angolanos. SJ/AC

 





+