Cabo-Verde quer transmitir experiência ao sector de saúde e economia azul em Cabinda

     Economia           
  • Cabinda     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    20h04  
Depósito de medicamentos do Hospital Geral do Lobito
Depósito de medicamentos do Hospital Geral do Lobito
José Honório-ANGOP

Cabinda - O embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, manifestou hoje, em Cabinda, o interesse de cooperar com as autoridades e o sector privado, nos sectores da pesca, agricultura, energias renováveis e saúde.

A intenção foi manifestada pelo diplomata, durante o encontro de cortesia, com vice-governador de Cabinda para o sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias.

Segundo Júlio de Morais, por via de investimentos e intercâmbios entre governos, municípios e os agentes do sector privado, o seu país pode transmitir a sua vasta experiência na produção e bem como na formação e capacitação de quadros superiores e técnico-profissionais.

Ao título de exemplo, disse que Cabo-verde produz e exporta medicamentos, inclusive para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Oeste Africanos, onde estão inseridos na Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Referiu que, actualmente, produzem grandes quantidades de atum enlatado e congelado, que é exportado na sua maioria para Japão.

“O turismo constitui um 4º do produto interno produto daquela país, na geração de emprego, riqueza e sobretudo de divisas que entram no país”, acrescentou.

O embaixador disse que o seu país dispõe também de grandes experiências no domínio das energias renováveis, sobretudo, a solar e fotovoltaica,

No seu primeiro dia de trabalho de três em Cabinda, o embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, visitou o Terminal Marítimo de Passageiros Miguel Maria Nzau Puna, o Museu Regional de Cabinda e a deslocação ao município de Cacongo, onde visitou localidade de Chinfuca e a foz do rio Chiloango, local onde embarcavam escravos para os continentes Europeu e Americano.ING/JFC/AC





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+