Cabo-Verde quer transmitir experiência ao sector de saúde e economia azul em Cabinda

     Economia           
  • Cabinda     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    20h04  
Depósito de medicamentos do Hospital Geral do Lobito
Depósito de medicamentos do Hospital Geral do Lobito
José Honório-ANGOP

Cabinda - O embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, manifestou hoje, em Cabinda, o interesse de cooperar com as autoridades e o sector privado, nos sectores da pesca, agricultura, energias renováveis e saúde.

A intenção foi manifestada pelo diplomata, durante o encontro de cortesia, com vice-governador de Cabinda para o sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias.

Segundo Júlio de Morais, por via de investimentos e intercâmbios entre governos, municípios e os agentes do sector privado, o seu país pode transmitir a sua vasta experiência na produção e bem como na formação e capacitação de quadros superiores e técnico-profissionais.

Ao título de exemplo, disse que Cabo-verde produz e exporta medicamentos, inclusive para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Oeste Africanos, onde estão inseridos na Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Referiu que, actualmente, produzem grandes quantidades de atum enlatado e congelado, que é exportado na sua maioria para Japão.

“O turismo constitui um 4º do produto interno produto daquela país, na geração de emprego, riqueza e sobretudo de divisas que entram no país”, acrescentou.

O embaixador disse que o seu país dispõe também de grandes experiências no domínio das energias renováveis, sobretudo, a solar e fotovoltaica,

No seu primeiro dia de trabalho de três em Cabinda, o embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, visitou o Terminal Marítimo de Passageiros Miguel Maria Nzau Puna, o Museu Regional de Cabinda e a deslocação ao município de Cacongo, onde visitou localidade de Chinfuca e a foz do rio Chiloango, local onde embarcavam escravos para os continentes Europeu e Americano.ING/JFC/AC





+