Cacongo ganha mercado de peixe

     Economia           
  • Cabinda     Sábado, 12 Dezembro De 2020    12h32  
Venda Informal de Peixe carapau, o mais consumido entre os angolanos
Venda Informal de Peixe carapau, o mais consumido entre os angolanos
Angop

Cabinda – O município de Cacongo, na província de Cabinda, ganha em 2021 um mercado de peixe, com cento e nove bancadas de venda.

Orçado em cerca de 140 milhões de kwanzas, a construção da infra-estrutura terá a duração de 08 meses e vai contar com áreas de venda, fiscalização e estatística, tratamento e processamento do pescado, câmaras de congelação e conservação, de 12 pés de capacidade, e um sistema alternativo de energia de 100 kvas.

No acto de lançamento da primeira pedra para a construção da infra-estrutura, inserida no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o vice-governador de Cabinda para a Área Técnica, Joaquim Maliche, disse que a construção o futuro mercado visa melhorar as condições de venda, conservação e congelação de pescado.

Para o vice-presidente da comunidade pesqueira de Cacongo, Pedro Manuel Simba, o mercado vai melhorar as condições actuais de venda do pescado e garantir outro nível de organização para as peixeiras, que actualmente vendem o produto ao relento.

Localizado a 46 quilómetros da cidade de Cabinda, capital da província, Cacongo, com mais de 30 mil habitantes, tem uma associação de pescadores com cerca de mil membros registados e apenas 80 realmente inscritos na agremiação.

A construção do mercado permitiu gerar 17 postos de trabalho, na sua maioria jovens do município de Cacongo.





+